provedor de internet

O provedor de internet está inserido em um mercado em franca expansão. Há uma visível oportunidade com o crescimento no número de projetos de base tecnológica. Não à toa, a Anatel apontou, no fim de 2018, que as prestadoras de pequeno porte ocupavam 20% do market share do serviço de banda larga fixa. Seja em casa ou no ambiente de trabalho, as pessoas estão inseridas no ambiente digital. E o que isso pode trazer?

Maior lucratividade, melhoria nos serviços, fidelização de clientes.

Qualquer provedor de internet busca alternativas para atingir tais objetivos e aproveitar a expansão. Para tanto, é preciso se atentar às mudanças do mercado. O que vem por aí? Listamos 5 novidades do setor para 2021 que você precisa conhecer!

TV por IP: Ofereça mais conteúdos digitais em uma TV Online de primeira

TV por IP é aquela que transmite a programação da televisão por meio de um servidor dedicado. É um streaming, uma TV Online, com velocidade e qualidade consistentes. E essa é uma das novidades que seu provedor de internet deve ficar de olho. Afinal, além da grade tradicional via streaming, é possível ter acesso à programação ao vivo. 

Essa tecnologia vem ganhando relevância no interior, porque abre espaço para produtores de conteúdo locais e regionais na grade de programação. Isso incentiva a cultura e a promoção de conteúdo local. No mesmo sentido, os espectadores têm uma programação mais próxima a seu universo.

Para o provedor de internet, a TV por IP é muito prática, pois dispensa as burocracias de instalação da TV por assinatura convencional. Mas, além disso, permite expandir as ofertas de conteúdo e agregar valor a elas.

Crescimento do setor mobile

Esta não é exatamente uma novidade para o provedor de internet. O crescimento do setor mobile era uma tendência há alguns anos. Mas nem toda tendência é pioneira. Neste caso, o crescimento é uma continuidade, e por isso merece ser citado sempre que possível. Compreender isso pode ser decisivo para seu negócio.

Você sabia que o Brasil é o segundo mercado de aplicativos que mais cresce no mundo? Os dados da Adjust, empresa de análise e prevenção de fraudes do setor, nos coloca atrás apenas da Indonésia. O mercado brasileiro também divide o segundo lugar com a Índia por ser o país com mais downloads absolutos no terceiro trimestre de 2019. Aplicativos de serviços, redes sociais, jogos e finanças estão no topo da lista.

Comparado a 2018, o setor mobile teve aumento de 20% na receita gerada pelos aplicativos. A previsão para os anos seguintes é de US$ 122 bilhões anual.

Aqui, merecem destaque os aplicativos de streaming: 38% dos usuários de smartphone fizeram assinatura de serviço de filmes ou séries no Brasil. 

E se o uso da internet via dispositivos móveis está em franca expansão, o provedor de internet deve estar pronto para aproveitar. A conectividade não deve ser um motivo para que o usuário desinstale um aplicativo.

OTT: A tecnologia Over The Top pode revolucionar o mercado de vídeos

A tecnologia Over The Top (OTT) é a melhor amiga de muita gente (ainda que as pessoas não tenham consciência disso).

Basta pensar nos hábitos dos usuários em casa. Netflix, Amazon Prime, HBO Go, YouTube. O streaming é acionado diariamente ou muitas vezes na semana. As transmissões online, como as chamadas de vídeo pelo WhatsApp, também.

O provedor de internet deve ficar atento à evolução da OTT, porque ela veio para revolucionar o mercado de vídeo. E isso não ocorre somente pelo fato da tecnologia dar autonomia para o espectador ao possibilitar que ele veja um conteúdo quando quiser.

Mas também porque as pessoas e as empresas não são apenas consumidores de conteúdo. Todos nós podemos produzir e distribuir ativamente conteúdo. Basta ter um equipamento satisfatório com bom acesso à internet. Prova disso são os milhares de influenciadores digitais espalhados pelo mundo. 

Uma conexão boa com internet permite, por exemplo, fazer uma live com a família direto na TV através de plataformas. Isso era impensável há alguns anos, mas já consta no radar de muitos provedores.

IoT (Internet of Things)

IoT ou Internet das Coisas vem sendo discutida há alguns anos ao redor do mundo. Empresas e casas se preparam para aproveitar o que ela pode oferecer. A ideia básica é ter objetos e eletrônicos funcionais, práticos e autossuficientes. Não só o smartphone e o notebook, mas outros dispositivos identificam padrões, processam informações e executam tarefas.

Atualmente, já existem soluções e equipamentos de automação residencial. Mas a tecnologia está em desenvolvimento para produtos “do it yourself” ou “plug and play. Em outras palavras, a IoT evolui para uma infraestrutura mínima.

No entanto, algo não mudou e continuará sendo o cerne dessa novidade: uma excelente conexão à internet. Para tirar o máximo dessa tecnologia, o provedor de internet é um dos principais atores. A troca de informações e a interação deve ser a mais rápida possível. Assim, o usuário aproveita de um dos principais benefícios do mundo digital.

Em suma, a IoT é uma grande oportunidade de negócio para o provedor de internet.

Provedor de Internet com foco em Servitização

Servitização é uma tendência que merece a atenção do provedor de internet. O “sistema produto-serviço” é um movimento em que as empresas agregam valor a seus produtos para oferecer serviços a eles relacionados. Ao invés de vender um produto apenas, o ISP fornece soluções produto-serviço. É a evolução do produto tradicional para uma solução completa.

O objetivo é ampliar o mercado e se aproximar dos clientes, ampliando receitas e fidelizando contratos. Um bom exemplo é a IBM, que passou a vender o aluguel de seus servidores. A gigante vende um serviço de gerenciamento de hospedagem ao invés dos servidores em si.

Um provedor de internet pode ser mais competitivo ao adotar a servitização e oferecer mais valor a seus clientes. Basta encontrar soluções para o “sistema produto-serviço. Já pensou em fornecer combos aos clientes com Internet, TV, VOD (Video on Demand), Câmera IPS com gravação em nuvem?

 

As novidades para 2021 são promissoras. O provedor de internet deve se atentar a elas, pois podem interferir de forma decisiva no desempenho do negócio. E já deixamos uma boa dica para se diferenciar em um mercado em expansão: agregar valor.

Que tal conhecer como implantar TV o VOD no seu provedor de internet?

Recommended Posts