provedor de internet

Nos últimos anos, vêm aumentando o número de empresas de provedor de internet (ISPs) no Brasil, principalmente de pequeno porte e que atendem a regiões específicas.

Se por um lado isso é muito bom para o consumidor – já que ele tem acesso a diferentes opções, livrando-se de empresas que não entregam um bom serviço – por outro lado esses negócios precisam inovar para não serem desbancados pela concorrência.

Pois se este é o seu caso, as dicas estratégicas para aumentar o ticket médio — e destacar o seu ISP — é oferecer serviços extras, investir na divulgação e aperfeiçoar o seu atendimento.

Portanto, a seguir separamos 5 opções do que pode ser feito na prática!

1. Reforce e repense suas ações de marketing

O marketing para provedor de internet precisa ser pensado estrategicamente. Ele precisa atrair o cliente ideal para o seu negócio para que aumentem as chances de vendas.

Mas se tem duas ações indispensáveis que ajudam a reforçar o marketing e atrair mais clientes são estas:

  • Serviço de qualidade;

  • Atendimento impecável.

Não adianta você investir pesado em divulgação se essas duas bases não estiverem prontas.

Por isso, é importante você avaliar a recepção dos seus clientes e potenciais clientes nessas duas áreas.

Na prática, a pesquisa NPS (Net Promoter Score) é uma boa métrica para essa medição. Ao avaliar a satisfação dos clientes e colher feedbacks de melhorias, você ajusta os ponteiros para aperfeiçoar o provedor de serviço.

Com cliente satisfeitos, basta colher depoimentos e investir em ações de marketing com base neles. Mas lembre-se: apare as arestas de qualidade e atendimento antes.

2. Invista em um suporte técnico eficiente

Se o suporte técnico do seu provedor de internet for de qualidade, você já sai na frente de muitos concorrentes.

Pode parecer uma dica clichê, mas nem todos os ISPs levam isso a sério. Problemas técnicos vão acontecer, disso não dá para fugir. Mas a empresa precisa estar preparada para atender aos clientes nessas horas.

Mas como resolver isso? Qualificando a sua equipe constantemente para que haja um suporte rápido e eficiente. Use métricas para medir o desempenho do time e a satisfação do cliente após o serviço.

Além disso, a sua equipe precisa trabalhar com uma gestão de risco eficiente. Um problema técnico aqui e ali é mais fácil de ser resolvido. Basta combinar o dia e o horário de atendimento com o cliente e trabalhar na resolução do problema.

Mas e em casos de grandes falhas e quedas de conexão que atingem a região? Como o seu ISP vai reagir? Haverá comunicados oficiais para relatar o que aconteceu e tranquilizar os clientes? Pense nestes detalhes que fazem a diferença.

Leia também: Como a internet dedicada pode ajudar empresas.

3. Ofereça internet (realmente) de qualidade

Uma internet de qualidade é uma internet estável, veloz e com alta disponibilidade.

Essas três características vão de encontro ao atual comportamento do consumidor nessa era pós-digital que estamos vivendo – ou seja, uma era em que a tecnologia já está plenamente incorporada nas rotinas de modo que nem nos lembramos dela.

Por isso, o seu provedor de internet precisa compreender essa realidade e adequar a qualidade do serviço a ela, pois hoje:

  • a internet precisa ser veloz e estável o suficiente para que vários dispositivos estejam conectados ao mesmo tempo nos imóveis;

  • precisa estar preparada para que seus clientes consigam navegar em suas SmartTVs sem que os vídeos demorem para carregar;

  • precisa entender que a educação à distância e o trabalho em home office vem crescendo e essas pessoas precisam de uma internet veloz e que não sofra quedas de conexão.

Aliás, todas essas características do comportamento do consumidor podem ser utilizadas em seus argumentos de vendas.

Lembre-se: se o seu ISP oferecer uma internet de qualidade, com um bom atendimento e um bom suporte técnico, não tem como o seu ticket médio não crescer e você não se destacar no mercado.

4. Tenha diferentes opções de conexão

Para aumentar o ticket médio do seu provedor de internet, outra dica é criar um catálogo de opções que se encaixem em diferentes perfis de clientes.

Em relação ao tipo de conexão de internet, existem vários modelos, mas os mais utilizados atualmente são três:

  • cabo;

  • fibra ótica;

  • Wireless (via rádio).

Provedor de internet que atende no interior, por exemplo, e que atende a zonas rurais sem acesso à banda larga podem oferecer a conexão via rádio a seus clientes. No entanto, se também atenderem a clientes na cidade, a conexão por cabo e a fibra ótica – esta segunda a mais moderna atualmente –, também precisam constar no cardápio.

Saiba mais: Qual a diferença entre internet fibra ótica e wireless?

5. Ofereça serviços extras junto ao seu provedor de internet

Por fim, para inovar e oferecer ainda mais opções a seus clientes, aumentando o ticket médio, uma ótima dica é oferecer serviços extras junto à internet.

Estamos falando do serviço de TV por IP e OTT, que vem crescendo no Brasil por conta daquele comportamento do consumidor que citamos lá na terceira dica.

A televisão não é um aparelho que ficou obsoleto com a chegada da internet. Pelo contrário. Estamos vendo chegar ao mercado aparelhos cada vez mais sofisticados e preparados para transmissões em altíssima definição.

Então, que tal unir os dois mundos: internet e televisão?

O serviço de TV por IP e OTT nada mais é do que oferecer aos clientes uma TV por assinatura via Internet, cujos canais são acessados diretamente pela rede, sem a necessidade de instalar antenas e satélites. Aliás, esses canais podem ser acessados também a partir de dispositivos móveis.

Para que a transmissão seja de qualidade, o provedor de serviço oferece uma velocidade de conexão que atenda a essa necessidade (mínimo de 5MB reservado para a TV via Internet) sem comprometer o uso da internet pelo imóvel.

Além disso, existe também a tecnologia VOD (Vídeo Sob Demanda). Na prática, é uma série de catálogos de conteúdo em vídeo (como filmes, séries e shows) que pode ser vistos quando o cliente quiser, na hora que ele quiser.

Então, vamos recapitular as dicas de hoje. Para aumentar o ticket médio do seu provedor de internet:

  • repense suas estratégias de marketing criando as bases do seu negócio (serviço de qualidade e atendimento);

  • tenha um suporte técnico de excelência;

  • ofereça internet de qualidade e com diferentes tipos de conexão;

  • aumente o catálogo de serviços oferecendo TV por IP e OTT.

Gostou das dicas? Então confira agora 6 erros no provedor de internet que impedem seu negócio de crescer.

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