O desenvolvimento da tecnologia tornou real diversas formas de acesso a conteúdos digitais e audiovisuais. É por isso que é comum se fazer confusão, já que tantos termos, como TV por IP e OTT, VOD, Live e Streaming. Afinal, o que essas siglas e nomenclaturas significam? É isso que iremos explicar no conteúdo de hoje!

Para quem trabalha com ISP e pretende fornecer esse tipo de conteúdo para os seus clientes, conhecer cada uma das modalidades é relevante. Assim, você pode verificar qual delas é mais interessante para os seus consumidores, bem como fazer as explicações corretamente, quando eles questionarem sobre o tema.

Mas afinal, qual é a diferença entre TV por IP e OTT, VOD, Live e Streaming? Para descobrir, é só seguir a leitura nos tópicos a seguir!

TV por IP

A TV por IP funciona quando se utiliza a tecnologia de transmissão de sinais televisivos para dispositivos digitais, que podem ser televisores, celulares, tablets, etc. Nada mais é, portanto, do que a difusão da programação dos canais de televisão, aberta ou fechada, pela internet.

Quando um ISP oferece esse serviço para os seus clientes, eles poderão assistir às emissoras de TV em suas casas, sem ter que instalar antenas ou outros dispositivos. Toda a transmissão é feita pela internet.

VOD

Vídeo On Demand (VOD) é o nome dado para os conteúdos em vídeo que estão disponíveis em catálogo, para serem assistidos via streaming, em qualquer dispositivo. Para isso, basta ter acesso à internet e a assinatura de algum serviço desse tipo.

Os catálogos de filmes e séries de aplicativos como o Netflix, o Amazon Prime Video e o Globoplay, são exemplos do VOD. Os provedores de internet também podem oferecer algo semelhante para os seus assinantes.

Existem empresas parceiras que oferecem catálogos de VOD completos para os proprietários de ISP. Assim, é possível que os clientes tenham acesso a um conteúdo sob demanda com muita qualidade, sem ter que pagar outra assinatura.

Streaming

A palavra inglesa “stream” pode ser traduzida como “corrente de água”. É essa a ideia do streaming, um serviço que funciona metaforicamente como um rio, que leva o conteúdo de um servidor até o equipamento do cliente. 

Na prática, todo conteúdo que é consumido na internet, sem ter que fazer download de arquivos é streaming. Novamente, aplicativos como Netflix, Spotify, entre outros, são exemplos.

É importante ressaltar, no entanto, que streaming e VOD não são sinônimos! Todos os conteúdos on demand são considerados streaming. Porém, nem tudo que é streaming pode ser considerado VOD.

Uma transmissão ao vivo pela internet, feita em um canal no YouTube, por exemplo, também é um streaming. Porém, não é algo que se consome sob demanda e, portanto, não é VOD.

OTT

OTT é uma sigla para “Over-the-top”. Trata-se de uma tecnologia para distribuir conteúdos pela internet. É por meio desse recurso que um ISP consegue fornecer aos seus usuários vídeos em streaming e VOD, que explicamos anteriormente.

Além da transmissão de vídeos, a tecnologia OTT também serve para fazer chamadas de áudio e vídeo pelo WhatsApp, assistir a videoaulas ou qualquer outra operação em que seja necessária a troca de dados.

Live 

As lives, como o próprio nome sugere, são transmissões de conteúdo ao vivo. Podem ser shows, palestras, aulas, eventos esportivos etc. O formato é bastante popular a ganhou muitos adeptos na quarentena, ocasionada pela pandemia de coronavírus.

Muitos artistas passaram a fazer apresentações musicais ao vivo para arrecadar dinheiro, por exemplo.

Uma das vantagens das lives é a interatividade. Nesse tipo de conteúdo, as pessoas que acompanham as transmissões podem interagir, enviando perguntas, fazendo comentários e até mesmo participando ao vivo por vídeo, como acontece em entrevistas pelo Instagram.

Extra: Benefícios da TV por IP e OTT e dos conteúdos em vídeo para ISP

Como você pode perceber, embora muitas vezes se faça confusão entre as nomenclaturas TV por IP e OTT, VOD, Live e Streaming são conceitos diferentes. Todos eles, no entanto, são conteúdos ou serviços a que os clientes do seu ISP podem ter acesso.

Estamos nos referindo a um modelo de negócio com alto potencial de capitalização por parte dos provedores. E engana-se quem pensa que é preciso fazer um grande investimento para isso. Pelo contrário, se você tiver uma boa parceria, pode fornecer tudo, sem precisar gastar muito.

Esse diferencial atrai muitos clientes para os provedores de internet, tendo em vista que cada vez mais as pessoas têm o desejo de consumir conteúdos nesses formatos, por conta da comodidade que é gerada. 

Ao ter um serviço de internet que oferece TV por IP e OTT, por exemplo, o usuário não terá que contratar outra empresa, caso queira assinar canais pagos. Tudo fica centralizado em uma única fatura, com preços mais acessíveis. Logo, ter serviços de TV por IP e OTT faz a diferença para os consumidores — e para o provedor de internet.

A variedade de serviços, além de atrair novos consumidores, também os fideliza!

Isso porque as pessoas ficarão satisfeitas com a internet e os serviços de conteúdo. Logo, os seus clientes não pensarão em cancelar o contrato por qualquer motivo, além de indicarem os seus serviços de TV por IP e OTT ou VOD  para amigos, familiares e pessoas de suas relações.

Agora, quando alguém perguntar a você qual é a diferença entre TV por IP e OTT, VOD, Live e Streaming, você já sabe a resposta! E, se tiver alguma dúvida, é só acessar esse conteúdo novamente.

 

Continue se informando e leia agora o nosso artigo “TV a cabo ou online: qual a melhor opção?”. Ele traz um conteúdo interessante para quem está pensando em oferecer esse serviço aos seus clientes e quer aprender um pouco mais sobre TV por IP e OTT!

Recommended Posts