A TV via Internet é a distribuição de conteúdo televisivo por meio da internet banda larga. Sem antenas ou cabos, os usuários acessam canais e vídeos por meio de um sistema de assinatura.
VOD (Video on Demand) é serviço que disponibiliza vídeos em catálogo, acessado via internet e mediante assinatura. Netflix, Globoplay e Amazon Prime são os grandes representantes do VOD.
OTT ou Over The Top é a tecnologia de distribuição de conteúdos pela internet. É assim que seu ISP fornece vídeos em streaming e VOD aos clientes. É também a tecnologia utilizada em chamadas de áudio e vídeo pelo WhatsApp e qualquer operação em que seja necessária a troca de dados.
Após essa breve lembrança, você já deve imaginar os motivos pelos quais seu ISP deve oferecer TV via internet, VOD e OTT aos clientes. Mas listamos aqui 4 razões para incluir os serviços em seu catálogo. Confira!
A chance da TV via Internet: o futuro do consumo por internet
Existem 126,9 milhões de brasileiros que utilizam a internet no Brasil, conforme pesquisa de 2019 da TIC Domicílios. Isso inclui as classes D e E, e metade da população rural. São números promissores para seu ISP, pois poderá ampliar a oferta de serviços via Internet.
Uma apresentação feita pela Drª. Luana Maíra Rufino Alves da Silva, Superintendente de Análise de Mercado da ANCINE e especialista em regulação, também traz dados interessantes sobre o futuro do consumo por internet e o crescimento da demanda por conteúdos digitais.
Ela cita a pesquisa da TIC Domicílios realizada em 2016, que aponta o consumo de usuários de internet. Dentre os entrevistados, 68% assistiu a vídeos, programas, filmes ou séries online. Quanto ao total de usuários de telefone celular, 62% assistiram vídeos no dispositivo.
Quando a gente traz à tona a geração Z (nascidos de 1995 em diante) e Y (entre 1979 e 1995), a expectativa aumenta para o futuro. Ambas as gerações cresceram com acesso à internet, smartphones e apps. Elas possuem acesso à informação 24 horas por dia e acessam conteúdos online o tempo todo.
A pesquisa anual Commscope, também citada pela Superintendente da Ancine, aborda a geração Z. Nela, constataram que esses indivíduos checam seus smartphones a cada 3 minutos. Além disso, 56% dos entrevistados assistem a vídeos todos os dias.
Isso significa que os jovens utilizam internet para atividades diversas a todo o momento. E uma das que mais se destacam são os conteúdos digitais. A tendência é de crescimento, tanto é que a tecnologia 5G já está batendo à porta.
Por isso, é interessante seu ISP aproveitar esse crescimento para ofertar TV via Internet, VOD e OTT.
Crescimento da demanda por conteúdos digitais
O modo de consumo de conteúdo televisivo mudou muitos nos últimos anos. O avanço da internet e dos dispositivos tecnológicos fez com que os telespectadores trocassem a TV tradicional. E o que entrou no lugar? TV via Internet, VOD e OTT.
O crescimento da demanda por filmes, séries, noticiários e outros conteúdos transmitidos por meio de internet banda larga é vertiginoso. Para se ter uma ideia, a estimativa no número de usuários ativos de VoD por assinatura no mundo tende ao crescimento. Em 2020, são 351,9 milhões. Esse número aumenta para 382,4 milhões, em 2021, e 410,8 milhões, em 2022.
A pesquisa da Digital TV Research, em Statista, de Agosto de 2017, traz outro dado interessante. O número de assinantes de SVOD na América Latina era de 11,22 milhões em 2015, mas cresceu para 17,08 milhões em 2016. A previsão para 2022 é de 32,54.
Em diversos países, mais de 40% do consumo total de TV e vídeo era de conteúdos sob demanda em 2017. Certamente, esse número já é maior. Mesmo que a TV tradicional ainda tenha o maior público, a tendência de inversão é grande.
Apenas a título de curiosidade, conforme dados da Statista, houve crescimento de 94% da receita de serviços de VoD por assinatura nos EUA entre 2014 e 2016.
É ou não um bom motivo para seu ISP oferecer TV via Internet, VOD e OTT?
Autonomia ao usuário
Outro ponto fundamental dessas tecnologias é a autonomia oferecida ao usuário. Se considerarmos que a geração Z é o futuro do consumo por internet, isso faz ainda mais sentido. Ofertar TV via Internet, VOD e OTT no seu ISP é atender a uma exigência desse público: imediatismo.
Esses serviços podem atender a essa característica, porque o usuário escolhe o conteúdo que quiser, na hora e no local que desejar. Basta ter um bom acesso à internet, outra grande exigência dessa geração.
Comparado aos modelos tradicionais de conteúdo (grades de programação), TV via Internet, VOD e OTT oferecem muito mais vantagens ao público. Não à toa, é um mercado em expansão que já possui diferentes tipos de modelos de negócio.
A pesquisa da Ofcom/Statista de 2017 aborda as razões para assinar serviços de SVOD nos EUA. Dentre os entrevistados, a maior parte aponta programas originais feitos pelo provedor de serviços, conteúdo exclusivo não disponível em outro lugar e catálogo de Filmes e Séries. Nada disso é ofertado pela TV tradicional.
Praticidade para seu ISP
Por fim, outro excelente motivo para seu ISP oferecer TV via Internet, VOD e OTT a seus clientes é a praticidade. Você deve estar pensando que montar uma estrutura para ofertar esses serviços não é vantajoso. Realmente não é. Será preciso desembolsar um valor muito alto, que comprometerá o fluxo de caixa do seu ISP.
No entanto, existe uma opção muito prática para oferecer essas tecnologias. Os provedores de internet podem ter esses serviços incluso por meio de parceiros estratégicos, como a OléTelecom. A empresa já possui toda a infraestrutura necessária, inclusive as plataformas para TV via Internet, VOD e OTT.
O parceiro, como a OléTelecom, instala um servidor de distribuição de conteúdo dentro da base do seu ISP. Com uma conexão de dados entre o sistema de hospedagem e o head end local, os seus clientes terão acesso aos conteúdos.
E esse é o trabalho que a OléTV faz. Ela possibilita seu ISP ofertar TV via Internet, VOD e OTT a seus clientes, sendo a parceira ideal para o crescimento dos provedores regionais. Essa oferta é uma forma de agregar valor aos seus serviços com praticidade, aproveitando o crescimento da demanda por conteúdo digital e conferindo autonomia ao usuário.