Enquanto o streaming de vídeo continua a sua busca para dominar o mundo da TV e os usuários continuam mudando suas preferências para plataformas digitais, o setor está passando por rápidas mudanças. Com essa mudança, os ISPs aprimoram profundamente seus serviços para atender às constantes mudanças nas expectativas dos usuários. Neste artigo veremos a importância de fidelizar seus clientes via investimento em VOD (Video on Demand). Prossiga!
Também estamos vendo o surgimento de serviços diretos ao público de empresas de mídia. A maioria das ISPs estão adotando novas tecnologias com a esperança de atrair novos clientes e reter os existentes mais antigos. Com as guerras de streaming cada vez mais acirradas, a indústria testemunhará um gigantesco crescimento de 2020 para a frente, mesmo sob uma pandemia.
O que é VOD (Video on Demand)
O VOD (Vídeo on Demand) é um sistema de distribuição de mídia que permite aos usuários acessar vídeos sem um dispositivo tradicional de reprodução de vídeo, bem como as restrições de uma programação tradicional.
À medida que as tecnologias de Internet e IPTV continuaram a se desenvolver na década de 1990, os consumidores começaram a se interessar por modos não tradicionais de consumo de conteúdo, que culminaram na chegada do VOD (Vídeo on Demand) em televisões e dispositivos digitais.
Diferentemente da televisão aberta, os sistemas VOD (Video on Demand) exigiam inicialmente que cada usuário tivesse uma conexão com a internet com largura de banda considerável para acessar o conteúdo de cada sistema.
Desde então, essa tecnologia expandiu seus serviços de produções de longa-metragem para incluir programas de transmissão de televisão e reduziu os requisitos de largura de banda para aplicativos VOD.
Os sistemas VOD (Video on Demand) hoje podem transmitir conteúdo, por meio de um decodificador tradicional ou por dispositivos remotos, como PCs, tablets e até smartphones. Os usuários do VOD (Video on Demand) podem baixar permanentemente o conteúdo para um dispositivo como um desktop ou laptop, gravador de vídeo digital ou um media player portátil para visualização contínua.
O momento é este: investimento na qualidade
À medida que nos preparamos para esta era altamente competitiva, surgem grandes questões sobre o futuro do VOD (Video on Demand) e quais plataformas chegarão às finais.
Para todas as ISPs, existem vários pequenos serviços de VOD que competem pela mesma atenção do público-alvo.
Esses pequenos e médios players de VOD conseguem ter um grande sucesso, pelo fato de poderem realizar ofertas exclusivas que atendem e atraem públicos de nicho.
Com o crescimento explosivo do streaming de vídeo, mais e mais empresas estão entrando na onda. Enquanto a concorrência está ficando mais acirrada, é possível optar pela escolha dos melhores serviços de VOD (Video on Demand). No entanto, um ISP precisa de um planejamento cuidadoso e de uma estratégia bem elaborada para sobreviver e possivelmente prosperar no mercado.
Aqui estão os três principais pontos que as empresas devem prestar atenção ao escolher um ISP ao solicitar um serviço de VOD (Video on Demand) para prosperar em meio a ferozes guerras de streaming.
Conteúdo de nicho incrível
O conteúdo representa tudo na linha de frente da guerra de streaming de vídeo que está acontecendo no mercado. É uma área em que os ISPs estão investindo muito.
Dito isso, não é fato que novos serviços de VOD invistam em quantias astronômicas, mas eles podem garantir que tenham conteúdo original que atraia novos assinantes.
Esteja você hospedando programas licenciados ou conteúdo original, todas as plataformas de streaming de vídeo precisam encontrar o equilíbrio certo.
Eliminar atritos
Os usuários, seus clientes, devem não apenas ser capazes de encontrar conteúdo atraente — eles devem poder assisti-lo sem interrupção também.
Durante a guerra de streaming que está em andamento, os usuários estão mudando da TV a cabo para a TV digital (IPTV) e consumindo principalmente serviços de streaming de vídeo em seus smartphones. Por exemplo, um usuário médio, assiste mais de 40 minutos de vídeo em celulares todos os dias.
No entanto, a conectividade móvel geralmente é afetada por horários de início lentos, problemas de buffer e carregamento de anúncios com falha. Desta forma, esses problemas raramente são culpa dos serviços de streaming e são mais frequentemente causados devido ao Wi-Fi irregular ou à qualidade de sinais ruins.
Isso também se aplica à visualização em meio doméstico. A maioria dos usuários de VOD (Video on Demand) ainda deseja assistir a grandes shows, como eventos esportivos ao vivo, enquanto são transmitidos. Portanto, qualquer atraso pode dificultar a experiência do espectador, independentemente da causa.
Vale lembrar que os usuários geralmente não escolhem os serviços de VOD devido a seus recursos de reprodução, mas provavelmente cancelarão suas assinaturas se continuarem enfrentando problemas de reprodução. À medida que a concorrência de streaming aumenta na indústria e no mercado, é muito importante para os ISPs que seus serviços de streaming eliminem esses atritos e garantam que seu conteúdo esteja disponível sem buffer e atrasos.
Assim, uma forma ideal é colaborar com um provedor de serviços VOD para sua plataforma VOD, a fim de tornar para seus assinantes, uma experiência de visualização mais rápida e melhor.
Escolhendo o melhor modelo de investimento
Um modelo de investimento correto é o que impulsiona todos os serviços de streaming de vídeo. É por isso que é extremamente importante que se escolha o melhor modelo para impulsionar seus negócios. A decisão de escolher um modelo para o seu negócio deve ser bastante influenciada pelos requisitos e qualidade, em vez de sua popularidade.
Para ajudar você a zerar suas escolhas, aqui estão alguns dos modelos de vídeo sob demanda existentes no mercado.
Vídeo sob demanda por assinatura (SVOD)
O modelo de negócios mais popular seguido pela maioria dos provedores de VOD é o modelo de receita de assinatura sob demanda. Plataformas de streaming como Netflix, Hulu e Amazon Prime seguem esse modelo de negócios. Nesse modelo, você acessa seu conteúdo para os seus clientes por uma taxa recorrente paga mensalmente, trimestralmente ou anualmente.
Advertisement Video On Demand (AVOD)
Outro modelo popular é o vídeo sob demanda suportado por anúncios, em que os provedores de VOD oferecem acesso gratuito aos espectadores para visualizar seu conteúdo, mas são inseridos anúncios de publicidade. O YouTube é a plataforma VOD mais popular que oferece esse tipo de serviço aos espectadores.
Vídeo Transacional On Demand (TVOD)
Esse modelo de vídeo é o tipo em que você pode oferecer acesso a cada parte do conteúdo por um preço. Por exemplo, os usuários precisam pagar por cada conteúdo que desejam assistir.
Dica bônus: Você pode falar com a OléTelecom — capaz de providenciar o serviço de VOD, TV via Internet e OTT para seu ISP — para entender qual o melhor modelo de VOD para o seu negócio, com melhores condições para sua empresa e seus clientes!
Invista já em VOD (Video on Demand)
Agora que discutimos as três principais coisas que a empresa precisa seguir para competir nas contínuas guerras de streaming, aqui estão algumas dicas úteis que ajudarão você a se estabelecer no mercado de VOD.
Ser diferente
Se você está no mercado há algum tempo, a chave do sucesso é a diferenciação. Em vez de ter milhares de horas de programação, concentre-se em garantir uma biblioteca de conteúdo relevante para seu público principal.
Exclusividade
Embora a diferenciação seja boa, a exclusividade é melhor ainda. Se você oferece VOD e abriga conteúdo que não está disponível em nenhum outro lugar, um nicho específico de público será conquistado.
Veja também:
- Entenda o que é IPTV, OTT, VOD e Streaming
-
Para Provedores: Como oferecer serviço de TV para seus clientes
Entenda seus clientes
O que você sabe sobre os clientes que acessam sua biblioteca de conteúdo? É realmente importante. Se você possui análises e relatórios, poderá oferecer uma ótima experiência aos espectadores. Seu conteúdo pode ser incrível, mas se você não estiver alcançando o público relevante, será difícil encontrar novos assinantes ou retê-los.
Ofereça a eles mais do que eles preferem assistir
Personalize os feeds dos clientes para criar uma ótima experiência imersiva que os incentive a assistir. Continue fortalecendo sua clientela.
O mercado de streaming de vídeo ainda é incipiente e pode parecer altamente competitivo. Mas também é a maior oportunidade de mídia global que você pode aproveitar para expandir seus negócios.
Os serviços de VOD (Video on Demand) têm um escopo completo de uso, variando da assistência aos clientes, integração e implementação, para atender às necessidades específicas dos clientes.
Os serviços de VOD, como o da OléTelecom, ajudam a você se concentrar em seus negócios principais, criando oportunidades para os ISPs prestarem serviços com complexidades cada vez melhores.
Os serviços OTT, IPTV e VOD estão ganhando força entre o público global, pois oferecem uma ampla variedade de opções de pagamento e acesso que lhes permitem libertar de contratos nos quais seus fornecedores anteriores os trancavam. Assim, o VOD (Video on Demand) é impulsionado principalmente pela mudança dos hábitos e pela crescente disponibilidade de conteúdo.
Crie um diferencial! Entre em contato com a OléTelecom e ofereça serviços de conteúdos digital de qualidade para seus clientes!