Os investimentos de um provedor de internet são o motor do crescimento do negócio. No entanto, a descoberta de uma oportunidade é precedida de uma análise de demanda do produto ou serviço. Você já sabe que seus clientes utilizam internet, mas será que não existem novidades que seu provedor pode oferecer? O que mais pode ser feito para agregar valor ao seu serviço?
Neste post, apontamos 4 ideias de investimentos para o provedor de internet se destacar da concorrência!
1. Fibra óptica
A demanda por uma internet de alta velocidade é uma questão que o Brasil precisa resolver nos próximos anos. Um bom exemplo recente é o contexto gerado pela pandemia. A necessidade do trabalho em home office fez com que os indivíduos se deparassem com muita instabilidade na conexão. Clientes das maiores empresas de telecomunicações do país enviam reclamações diariamente.
Realmente, a estrutura de telecomunicações no Brasil não é, nem de longe, uma das melhores. Soma-se a isto a dificuldade de ter um país com dimensões continentais. No entanto, essa deficiência pode ser explorada pelo seu provedor de internet.
A fibra ótica é uma tecnologia que tem grande potencial de crescimento já possui 3 milhões de acessos. Ela substitui cabos metálicos por filamentos de vidro e processa dados na velocidade da luz. Uma rede bem estruturada de fibra óptica é fundamental para oferecer internet rápida.
Considerando a demanda por conexões de alta velocidade, você pode aproveitá-la para fazer investimentos.
2. Suporte técnico e infraestrutura
Existem investimentos que um provedor de internet deve fazer com alguma frequência. Esse é o caso do suporte técnico e da infraestrutura.
Quando um cliente paga por um pacote de serviços, ele não paga somente pela conexão. Todo o suporte que envolve a oferta de qualidade está incluído. São seus custos de manutenção e aquisição de infraestrutura. É o que garante que seu negócio sofra o mínimo de interrupção, e que os problemas sejam os mais brandos possíveis.
Você oferece internet via rádio? Invista em torres e antenas. Caso opte pelos investimentos em fibra óptica, será preciso gastar com aluguel de postes para a passagem dos cabos.
Esses custos com infraestrutura são altos quando se cria um negócio. No entanto, eles são menores para quem faz a manutenção preventiva. Além disso, você pode pensar em fechar parcerias com outras empresas que fornecem infraestrutura para ampliar seus serviços.
3. Equipe
Em qualquer negócio, o sucesso se liga diretamente ao envolvimento das pessoas com o negócio. Mas não estamos falando de clientes. Antes de ter uma carteira recheada de consumidores, a empresa precisa ter uma equipe qualificada de ponta a ponta. É ela quem atrairá mais clientes e possibilitará o crescimento do seu negócio.
Por isso, os investimentos do provedor de internet devem se voltar frequentemente para a qualificação da equipe. Montar um quadro de colaboradores eficientes é trabalhoso. Isso é ainda mais difícil se você considerar que precisa de uma equipe técnica e de profissionais de atendimento ao cliente.
Mas a ideia é uma só: a satisfação dos usuários dos seus serviços. Então, quando for fazer a seleção de seus profissionais, considere alguns pontos:
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Comportamento do profissional nas relações interpessoais;
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Nível de entrega que o profissional pode oferecer;
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Potencial nível de engajamento do profissional;
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Expectativa do candidato quanto à carreira;
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Qualificação técnica e experiência.
Além disso, pense que uma equipe qualificada deve ser plural. Os profissionais devem ser competentes, mas, acima de tudo, devem funcionar como um time. A colaboração é a peça-chave para o sucesso. Se cada um possui uma habilidade complementar à do outros, excelente. A troca de experiências gera conhecimento e novas oportunidades de negócio.
Um ponto que merece muita atenção nos investimentos de equipe é o atendimento ao cliente.
Investimentos em atendimento ao cliente
Coloque-se no lugar de um consumidor. Ele liga no seu provedor para resolver uma questão de conexão. Passa longo tempo na espera em linha e, ao final, não resolve o problema. Ou então entra em contato pelas redes sociais e não obtém qualquer resposta. O sentimento é de frustração. A vontade imediata é trocar o provedor de internet.
Para evitar esse tipo de situação, é fundamental ter investimentos na equipe que faz atendimento ao cliente. Essa relação deve ser próxima e cultivada a todo momento. Um atendimento qualificado é um diferencial e pode ser considerado um fator estratégico em seu provedor.
Sem falar que as chances de fidelizar clientes com essa boa relação é muito maior. Em outras palavras, é sua chave para o crescimento e para o sucesso. Por isso, capacite sua equipe de atendimento ao máximo. Invista em qualificação constante, inclusive com o advento de novas tecnologias.
4. Solução multisserviços de conteúdo digital
Um dos investimentos que merece muito destaque no segmento de um provedor de internet é a solução multisserviços de conteúdo digital. De maneira simples, é uma forma de agregar valor às entregas que sua empresa faz ao cliente.
Nas últimas décadas, houve um crescimento imenso da TV via internet ou IPTV. A base dessa tecnologia é a entrega de conteúdo de vídeo de alta qualidade aos clientes, que podem desfrutar de um serviço muito mais pessoal.
Com os aplicativos móveis, as soluções de TV por IP ficaram ainda mais populares, muito em decorrência da revolução do streaming. Atualmente, é uma tecnologia consolidada e utilizada por milhões de pessoas ao redor do mundo. E o motivo para isso é simples: é um serviço de alto valor agregado.
Os clientes atuais já não têm mais o hábito de assistir a uma grade de programação pré definida pela emissora. Eles querem autonomia e liberdade quanto ao tipo de conteúdo digital e quanto ao momento em que o assistirão.
Então, por que não fornecer um serviço de conteúdo à la carte, com pacotes de TV aberta grátis e TV por assinatura?
Com esse produto, seus clientes poderão gravar programas de TV em nuvem, ter um sistema multitela para assistir aos conteúdos de sua preferência, transformar a TV em SmarTV e muito mais.
Por isso, serviços como o da OléTV Media System passaram a ser muito valiosos para um provedor de internet. São eles que oferecem toda a infraestrutura que sua empresa precisa para oferecer um serviço de alto valor agregado. Com a OléTV, que possui Head End próprio, os provedores utilizam a própria infraestrutura para oferecer planos de internet com pacotes de TV atraentes aos clientes.
Se você procura um diferencial para se destacar da concorrência, a solução multisserviços é um dos investimentos certeiros.
Os investimentos de um provedor de internet devem ser criteriosos. Após uma análise precisa, pense em quais aspectos do seu negócio você deve investir para crescer. Ofertar serviços de alto valor é um ponto comum para todos, já adiantamos.
Que tal aprender como oferecer serviço de TV para seus clientes?