A TV live e play é um serviço que pode aumentar o ROI do seu ISP. O retorno sobre o investimento é um importante indicador de um negócio, aliás. Além de falar sobre o recurso investido, ela pode ser um sinal de aprovação ou rejeição de seus clientes.
Por este motivo, trouxemos algumas informações para que você compreenda um pouco sobre o ROI do seu ISP. Aproveitamos e mostramos como um serviço de alto valor pode aumentar esse indicador. Confira!
O que é ROI e qual a sua importância?
Retorno sobre investimento ou ROI (return on investment) indica o montante de recursos financeiros que uma empresa ganha ou perde ao investir em um projeto. A grosso modo, é saber se houve lucro ou prejuízo.
Essa métrica pode ser aplicada ao resultado total da empresa ou em áreas específicas, como marketing. Mas vale destacar que ela só funciona bem se sua empresa deve ter dados financeiros sólidos e confiáveis.
Quando você avalia o ROI de seu ISP, consegue adotar decisões mais estratégicas. É uma boa forma de garantir que seus projetos sejam lucrativos e bem-sucedidos. Mas a importância do ROI não se limita a uma análise rasa sobre lucro ou prejuízo.
Com a métrica, é possível entender como uma iniciativa, como ofertar TV live e play, pode impactar no resultado do negócio. Por isso, é fundamental que você calcule o retorno sobre investimento de todos os projetos, em diferentes épocas do ano. Afinal, a sazonalidade pode afetar seu ROI.
Cálculo do ROI
Calcular o ROI não demanda nenhum conhecimento avançado de matemática ou cálculo. Com as informações sobre seu ISP, basta fazer a subtração do lucro pelo investimento.
O resultado é dividido pelo investimento. Seu investimento deve incluir todo o dinheiro direcionado ao projeto, incluindo custos de infraestrutura, horas de trabalho e outros.
Imagine que você investiu R$ 50 mil em um projeto que gerou R$ 150 mil de lucro:
ROI = (150.000 – 50.000)/50.000 = 2
O ROI do seu ISP será 2 nesse caso, o que significa que o projeto teve um retorno de duas vezes o valor investido. Ou 200%. A análise sobre esse ROI ser bom ou ruim cabe ao gestor. Porque, por exemplo, 200% pode ser ótimo para uma empresa, mas ruim para outras.
Como aumentar o ROI do seu ISP?
Mesmo que você tenha um ROI satisfatório, saiba que é possível aumentá-lo. O trabalho de um bom provedor de internet anda junto com as novidades tecnológicas que facilitam o dia a dia das pessoas.
Isso significa que você deve estar sempre atualizado neste mercado, que é bem volátil, para se manter competitivo.
Traçar metas para aumentar a competitividade é um bom começo. E se você deseja captar mais clientes, fidelizá-los e garantir a longevidade do negócio, a ideia é simples: suas metas devem incluir a maior oferta de serviços e o cuidado com o ticket médio.
Cuidar do ticket médio
Qual o valor do seu ticket médio? O ticket médio é o valor médio das vendas de certo período. Esse indicador mostra se sua empresa tem fechado negócios mais vantajosos. No caso dos provedores de internet no mercado, muitos ISP colocam o valor de seus planos bem abaixo para tentar captar clientes. E ainda existe o desconto.
Veja a seguir um exemplo de dois ISPs que têm 1000 assinantes de TV live e play, mas com tickets médios diversos:
-
Desconto de R$ 30,00 em um plano de R$ 50,00: faturamento anual de R$ 240.000,00.
-
Desconto de R$ 30,00 em um plano de R$ 100,00: faturamento anual de R$ 840.000,00.
Perceba a diferença nas arrecadações. Como se manter competitivo no mercado com faturamentos tão discrepantes? Impossível. Em poucos anos, seu concorrente poderá, inclusive, comprar suas operações.
Por outro lado, se você adota um ticket médio competitivo, seu ROI também será competitivo. Isso porque o aumento do ticket médio está diretamente relacionado ao crescimento do faturamento.
Ao crescer, é possível otimizar os processos internos e os recursos financeiros. Em outras palavras, você terá resultados melhores sem aumento de custos. Precisará investir menos para obter bons números.
Aumentar as opções de serviços: TV Live e Play para aumentar o ROI do ISP
TV online ou TV por IP e OTT é uma solução que pode aumentar muito o ROI do seu ISP. Esse conceito, existente há alguns anos, possui a simples ideia de dar autonomia ao usuário no acesso aos conteúdos de sua preferência.
Assim como você acessa o que deseja no YouTube a hora que quiser, seu cliente também acessará o serviço de TV por IP e OTT. Com uma qualidade muito superior e de forma legalizada.
O cliente só precisa de uma conexão à internet para assistir a programas, séries, filmes, esportes e noticiários favoritos na hora e no local desejado. Ele não é “compelido” a assistir à programação imposta pela emissora, como é o caso da TV aberta.
Por isso, a TV live e play (ou TV online) pode trazer muitos benefícios a seu provedor. Mas fique atento: para que seu ISP oferte o serviço de forma legal, é importante contar com um parceiro experiente e qualificado, como a Olé TV.
E se ainda está em dúvidas, listamos a seguir alguns benefícios da TV live e play ofertados pela Olé TV:
-
Facilidade de acesso: a TV por assinatura online permite o acesso com usuário e senha na plataforma. Em seguida, é só escolher o programa ou o canal a ser assistido, com boa imagem e sem interrupções.
-
Custo-benefício: além de ter pacotes moldados conforme o gosto do cliente, a TV live e play apresenta preços mais baixos, se comparados aos pacotes de TVs por assinatura tradicionais.
-
Investimento dos canais em plataformas digitais: o crescimento do streaming impulsionou o investimento dos canais em plataformas. Isso aumenta o valor agregado do serviço que você oferecerá ao cliente.
-
Oferta de conteúdos à la carte: conteúdos ficam disponíveis para que o espectador assista quando quiser.
O ROI do seu ISP pode aumentar com a oferta de serviços de valor agregado e com um bom ticket médio. Quanto aos serviços, a TV live e play vem despontando no mercado como opção interessante pelos seus benefícios.
Se quer ficar por dentro do mercado e ver mais conteúdos relevantes, acompanhe nosso blog!
Caso tenha se interessado em agregar um bom serviço para sua ISP, veja como funciona TV live e play da Olé TV!