A internet atualmente está presente em todas as partes de nossas vidas. Nós a usamos para entretenimento, para trabalhar em casa, fazer aulas online e até monitorar remotamente serviços. Como tal, precisamos de uma conexão à internet rápida e confiável. Mas os serviços de internet diferem bastante, assim como os provedores. Em sua maioria, eles possuem uma infraestrutura chamada de Home Passed que, até então, ficava limitada a servir apenas a conexão de Internet.
No entanto, para os ISPs, a boa notícia é que há como reaproveitar essa infraestrutura e potencializar seus lucros!
Para entender melhor como otimizar o uso dessa tecnologia e encontrar a melhor solução para você, continue nesta leitura sobre Home Passed.
O mercado atual e as ISPs
Relembrando: um provedor de serviços de Internet (ISP) é o termo do setor dadas às empresas que fornecem acesso à rede. O ISP torna a internet uma possibilidade.
Entre os tipos de serviço de Internet mais comuns estão: cabo, fibra, DSL (Digital Subscriber Line) e internet via satélite.
Quando se trata de escolher um provedor de internet, nem todos os tipos de banda larga estão disponíveis em todas as áreas. As áreas rurais e suburbanas externas, em particular, têm opções mais limitadas. Por isso, muitos provedores de internet usam diferentes tecnologias para conectá-lo à rede.
E como você deve imaginar, diferentes tecnologias exigem infraestruturas variadas. Além de técnicos especializados, é preciso considerar o cabeamento, as conexões, as antenas… Tudo! Mas o que o Home Passed tem a ver com isso? Explicamos:
O Home Passed como forma de atender a um grande número
É aqui que entra o conceito de “Home Passed” ou simplesmente HP, que significa em português “Passagem às Casas” ou “Pontos de Acesso”. O nome faz referência ao número de habitações atendidas com serviço de fibra óptica (na maioria das vezes) em uma determinada área residencial. Cada casa ou empresa conta com um ponto de acesso, que lhes dá a conexão à Internet de melhor qualidade.
Nos mercados regionais, há um constante esforço de ISPs para estabelecer suas redes Home Passed, pois com a fibra óptica elas conseguem se destacar entre a concorrência, seja diante de pequenos ou grandes players das telecomunicações. A demanda crescente também ajuda, já que cada vez mais as pessoas buscam um melhor sinal de Internet em suas casas, bem como nas empresas.
Dessa forma, praticamente não existe mais a possibilidade de não atender os locais de instalação que antes não podiam ser atendidos. Hoje é possível verificar percentuais de Home Passed com uma área atuante, entre usuários domésticos e corporativos, crescentes.
Por isso, a TV por iP e OTT são grandes alternativas para a prestação de serviços, que podem ser agregadas ao Home Passed.
Home Passed + TV por IP e OTT = fórmula para seus ISP lucrar mais?
Graças a alta qualidade de conexão da fibra óptica em seu Home Passed e pela acessibilidade de transmissão de conteúdos digitais via internet, você pode agregar os serviços de TV por IP e OTT (Over-the-Top) em sua rede! Ou seja, sem investir em infraestrutura, a ISP complementa o próprio portfólio de produtos, agregando valor para cada consumidor!
Desta forma, com uma demanda cada vez mais específica, as tecnologias como a TV por iP, OTT e VOD (Video-On-Demand) são potentes diferenciais significativos para ISPs se firmarem dentro de um mercado expansivo mas ainda dominado por alguns monopólios.
Essas lacunas de mercado são perfeitamente exploráveis e com alto potencial de lucro. Por isso, você pode considerar essa solução e pensar na Olé TV LivePlay como parceira!
Como funciona? Bom, a tecnologia de TV por IP não utiliza de cabos ou antenas, apenas sinal de Internet, permitindo a distribuição de qualquer conteúdo via banda larga.
Para seus consumidores, se trata de uma opção extremamente prática: a TV por IP pode ser incorporada em SmarTVs e dispositivos móveis.
O usuário pode definir se quer receber sua programação ou ter acesso por meio de canais gratuitos ou privados. Tudo também por meio de serviços de streaming que a TV por IP pode dispor em suas listas de canais.
Aprenda mais: O que é TV por IP? Aprenda tudo sobre o modelo de TV via Internet
As vantagens da IPTV e OTT
Hoje, há empresas que fazem uso da tecnologia de TV por IP para dar acesso a essas listas de canais por planos de assinaturas, e vem crescendo em razão à popularidade de plataformas como Netflix e aos limitados serviços de TV a cabo.
Assim, o provedor que tiver demanda pelo Home Passed com fibra óptica, poderá sair na frente, pois tem a chance de oferecer TV com bom conteúdo digital, pacotes chamativos, e muito mais.
A OléTV garante canais de TV por assinatura, autorizados pela Anatel e pelas principais programadoras do mercado, para TV por IP e OTT.
Além disso, também habilita como operador de serviço de VOD (Video on Demand) e transmissão de canais ao vivo.
A OléTV disponibiliza plataformas com multisserviços, 100% nacional, com gestão e administração de planos de aplicativos próprios.
Todos esses diferenciais, como a plataforma OléTV PlayLive, podem ser incorporados nos produtos de sua ISP por meio de seu Home Passed. Dessa forma, sem a necessidades de investir pesado em infraestrutura, você fideliza seus clientes por meio de um serviço com demanda em alta.
Por isto tudo, aumente o seu número de clientes, com um serviço diferenciado, afim de conquistar um espaço maior no mercado. Você terá acesso a pacotes exclusivos que só os parceiros da OléTV possuem, e vantagens como consultorias.
Gostou deste artigo sobre Home Passed? Se interessou em saber mais sobre o serviço para sua ISP? Confira como contratar a OléTV LivePlay para sua ISP!