O crescimento do setor mobile é constante em todo o mundo. Cada vez mais as pessoas usam os dispositivos móveis para fazer qualquer tipo de atividade. Assistir vídeos, falar com os amigos e familiares, pedir comida por delivery, chamar um carro para ir até algum lugar, entre outros, são exemplos dessas aplicações — muitas delas, incríveis oportunidades para o seu provedor de internet.

Dentro desse contexto, quem tem um provedor de internet pode tirar muito proveito, não só para vender bons pacotes de banda larga e fibra, mas também para oferecer outros serviços, como a TV por IP e as plataformas de streaming.

Neste artigo, vamos apresentar o atual cenário do crescimento do setor mobile, bem como as oportunidades de negócio que isso proporciona para quem é proprietário de um provedor de internet. Acompanhe!

Um panorama sobre o crescimento do setor mobile no Brasil e no mundo

Um recente estudo, desenvolvido pela Similar Web, mostra que o tráfego mobile cresceu 30,6% no ano de 2019. Em contrapartida, o acesso à internet em computadores caiu em 3,3%. Isso revela que, cada vez mais, as pessoas estão usando os celulares e outros dispositivos móveis para acessar a internet, enquanto os PCs e notebooks são deixados de lado.

Mas não é apenas os números que mudam, o comportamento das pessoas também é afetado. Estamos cada vez mais digitais e algo que contribuiu para uma aceleração disso tudo foi a pandemia de Covid-19.

Para se proteger da contaminação pelo novo coronavírus, as pessoas tiveram que passar mais tempo em casa. Logo, mesmo quem não era acostumado a usar a internet para atividades como pagar contas online ou pedir comida por delivery, por exemplo, mudou de hábito.

O consumo de conteúdo em vídeo também cresceu! De acordo com o Ibope, em junho de 2020, o streaming registrou 15% de share no Brasil. Isso quer dizer que, a cada 100 TVs ligadas no país, 15 delas estão reproduzindo conteúdos de plataformas como o Netflix, a Amazon Prime Video, a Globoplay, o YouTube, entre outras.

Esse número é muito grande e faz com que os serviços de streaming atinjam a vice-liderança no Ibope em nosso país, ficando atrás apenas da transmissão tradicional da Rede Globo, a maior emissora de TV do Brasil.

Um outro dado promissor foi revelado no relatório Cisco Mobile Data Traffic Forecast. A pesquisa mostra que o tráfego global atingirá 1 zettabyte até o fim do ano de 2022. Em outras palavras, daqui a dois anos, 1 trilhão de gigabytes em dados circulará pela internet, grande parte deles pelo mobile.

3 oportunidades para o seu provedor de internet aproveitar esse cenário

Como você pode perceber, o crescimento do mobile é uma realidade e a tendência é que se torne ainda maior nos próximos anos. Uma mudança cultural está ocorrendo e as pessoas buscam por hábitos de consumo cada vez mais digitais.

Agora você deve estar se perguntando: “mas, como meu provedor de internet pode tirar proveito disso tudo?” A resposta é simples: dando ao público aquilo que ele quer, conteúdo de qualidade via web! Veja, a seguir, algumas oportunidades que devem ser aproveitadas!

1. Tenha a sua própria plataforma de streaming

Você sabia que o seu provedor de internet pode ter a sua própria plataforma de streaming? Isso mesmo, você pode ter um aplicativo com filmes e séries sob demanda, assim como o Netflix. Dessa maneira, poderá cobrar um valor extra aos seus clientes para que eles tenham acesso a esse conteúdo.

Em seu aplicativo próprio podem ser disponibilizadas as séries de maior sucesso e que todo mundo quer assistir, como Game of Thrones e American Horror Story, por exemplo. Para oferecer um cardápio de conteúdo de qualidade, basta ter um bom parceiro que forneça a transmissão desses conteúdos de forma legal.

2. Ofereça TV aberta e fechada por IP

Além da plataforma de streaming, você também pode oferecer a transmissão ao vivo de canais de TV aberta e fechada por IP. Os canais abertos como SBT, Record TV, Band e RedeTV! podem ser disponibilizados para os seus clientes, por meio de um aplicativo, sem custo adicional na mensalidade que eles pagam.

Já a variedade de programação da TV paga, com canais de filmes, séries, esportes, jornalismo e desenhos animados gera um valor a mais, de acordo com o pacote escolhido. Assim, o seu provedor de internet aproveita a popularidade do mobile para ganhar mais.

A grande sacada da TV por IP é que não se faz necessário ter um aparelho televisor para assistir os conteúdos. Os seus clientes poderão assistir aos programas que eles mais gostam na tela do celular ou do tablet, por exemplo. É o fim da briga pelo controle remoto da televisão da sala!

3. Faça parcerias com uma empresa que fornece Head End

Agora você já sabe que, com a alta do mobile, pode oferecer serviços extras para o seu provedor. Porém, deve estar se perguntando sobre como fazer isso sem ter que investir uma fortuna em um Head End próprio, não é mesmo?

O Head End é a central de recepção e processamento, que leva o sinal de TV e serviços de streaming para a casa dos assinantes das operadoras. Trata-se de uma estrutura cara e complexa, até pouco tempo inacessível para um provedor de internet no local.

Agora já é possível fazer uma parceria com empresas que fornecem o Head End, como uma espécie de aluguel do sinal. De tal maneira, você não precisa gastar dinheiro para oferecer o que há de melhor para os seus clientes.

Com o crescimento do mobile, não dá para perder a oportunidade de diversificar os ganhos do seu provedor de internet, não é mesmo? Por isso, não perca essa chance de lucrar mais!

Saiba mais sobre o assunto em nosso artigo que apresenta a OléTV MediaSystem, uma plataforma de mídia completa para provedor de internet.

Recommended Posts