fibra óptica

Os ISPs têm muito o que comemorar: com a plena expansão da fibra óptica pelo Brasil, uma série de oportunidades vêm sendo criadas para o aumento da demanda, dos serviços e do faturamento desse mercado.

Sendo a tecnologia da fibra óptica melhor em termos de segurança (em relação ao cobre), velocidade, estabilidade e capacidade de transmissão de dados, o seu crescimento tem sido considerável por aqui.

Segundo dados da Anatel publicados no blog Tecmundo, do total de 5.570 municípios brasileiros, 98,8% deles já conta com a disponibilidade de fibra óptica, ainda que limitada no momento. Dos 32,6 milhões de conexões banda larga, a fibra é responsável por quase um terço do total.

Por isso, neste artigo vamos analisar quais oportunidades os provedores de internet têm atualmente por conta dessa tecnologia – que está apenas em seus primeiros passos.

Como a expansão da fibra óptica tem sido a base do crescimento dos ISPs

Quem poderia dizer, lá em meados de 2007 quando a internet banda larga (3G) surgiu no Brasil, que em 2020 já teríamos uma experiência em transmissão de dados muito maior e que fez surgir uma oferta variada de serviços e produtos?

O mercado de fibra óptica no mundo e também no Brasil – e seu respectivo crescimento – é o reflexo dos avanços tecnológicos que já estamos vivenciando e que vivenciaremos em breve.

Na prática, estamos experimentando grandes movimentos de transformação digital proporcionados pelo crescimento da fibra óptica, também impulsionados pelas novas demandas e comportamentos dos consumidores.

Os principais exemplos são:

  • Internet 5G: o novo padrão de redes móveis proporcionará uma internet mais veloz, bateria mais econômica nos dispositivos, além de uma cobertura maior, já que permitirá que vários dispositivos possam ser conectados ao mesmo tempo sem falhas e dificuldades de acesso.

  • iOT (Internet of Things): a fibra óptica também tem proporcionado o crescimento da Internet das Coisas, que mantém diferentes equipamentos conectados à internet sem fio, como eletrodomésticos, fechaduras inteligentes, automóveis, etc.

  • IA (Artificial Intelligence): essa tecnologia já está amplamente presente na rotina de muita gente por meio de equipamentos (como as secretárias virtuais), além de chatbots em e-commerces, e algoritmos inteligentes baseados no comportamento dos usuários na internet.

  • Indústria 4.0: uma das principais características da Quarta Fase da Revolução Industrial é a automação das máquinas, tornando-as cada vez mais autônomas e independentes ao tomarem decisões sem a orientação humana.

Aqui no Brasil, todo o crescimento do mercado de fibra óptica é creditado principalmente aos pequenos provedores de internet – empresas com menos de 5% do mercado total.

Os pequenos ISPs vêm se destacando por oferecer pacotes de internet fibra óptica de qualidade a um preço bem mais atraente e competitivo, sem falar no suporte técnico que costuma ser mais rápido e eficiente, já que elas atendem a uma faixa menor de localidade.

A fibra óptica, portanto, foi popularizada pelos pequenos provedores de internet que estão atentos às novas demandas de seus clientes.

As atuais oportunidades de expansão dos ISPs

A expansão da fibra óptica tornou possível aos provedores de internet o oferecimento de novas opções de serviços aos clientes, aumentando o faturamento e proporcionando uma melhor experiência de consumo.

Além da oportunidade de oferecer uma internet de qualidade muito superior por conta da fibra óptica, os ISPs também podem oferecer um serviço que está em alta tanto lá fora quanto aqui no país: a TV via Internet, além de outros serviços.

A seguir, falaremos um pouco sobre cada um deles:

TV via Internet e OTT

A TV via Internet (também conhecida como TV por IP) é um serviço conhecido popularmente como “TV on-line“. Nele, o cliente paga uma assinatura para ter acesso a canais de televisão ao vivo (abertos ou fechados) sem precisar instalar antenas. A transmissão é feita totalmente pela própria internet disponibilizada pela ISP.

A tecnologia que é o braço direito da TV via Internet ou TV por IP é a OTT, sigla de “Over-the-top“, sendo a responsável por distribuir os conteúdos pela internet.

VOD

O serviço de VOD também está se popularizando graças ao crescimento da fibra óptica. Sigla de “Video On Demand“, trata-se de conteúdos em vídeo que são disponibilizados sob demanda aos clientes, como filmes, série e shows, por exemplo.

Os conteúdos em VOD são consumidos via streaming – mas isso não quer dizer que VOD e Streaming sejam a mesma coisa.

Streaming

Amazon Prime Video, Spotify e Netflix são exemplos populares de streaming. Ou seja: os conteúdos são assistidos via internet, com qualidade, sem a necessidade de download para os dispositivos.

Trata-se de um serviço que também pode ser oferecido pelas ISPs aos seus clientes. A diferença entre VOD e Streaming é que enquanto todos os vídeos sob demanda são consumidos via streaming, nem todos os conteúdos de streaming são considerados VOD – como é o caso dos vídeos ao vivo, por exemplo, que não são consumidos sob demanda.

Por isso, VOD e Streaming podem ser duas grandes opções para serem oferecidas aos clientes.

Leia também: Entenda mais o que é IPTV, OTT, VOD e Streaming.

A nova demanda de clientes dos ISPs

A expansão da fibra óptica também tem proporcionado aos provedores locais de internet o crescimento da carteira de clientes.

Além dos consumidores residenciais, os serviços proporcionados pela TV via Internet e OTT pode ser oferecido a outros tipos de clientes, aumentando o faturamento e a expansão do negócio.

Como exemplos, podemos citar a oferta de internet e TV via Internet a moradores de condomínios residenciais, além de oferecimento para escritórios, indústrias, escolas e universidades.

Aliás, a TV via Internet proporciona o desenvolvimento de uma própria estrutura de mídia corporativa, que pode ser transmitida tanto para o público externo quanto para a comunicação interna.

Além disso, também é possível oferecer aos administradores de condomínios os serviços de videomonitoramento e controle de acesso, proporcionando mais segurança aos moradores.

Outro setor que pode ser atendido pelos ISPs é o de transporte. A TV via Internet (ou TV por IP) e o serviço de VOD podem ser instalados em ônibus, metrôs e aviões para o oferecimento de canais de entretenimento aos passageiros.

Viu só como a expansão da fibra óptica tem contribuído para a própria expansão da tecnologia de transmissão? Então se você é um provedor local, não deixe de fazer parte dessa revolução ao oferecer pacotes e planos mais atrativos aos seus clientes!

Confira agora como a OléTV MediaSystem pode ajudar na expansão do seu provedor ao melhor custo-benefício do mercado. 

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