Se você precisa aumentar o faturamento do seu provedor de internet, então o serviço de TV por IP e OTT é certamente uma boa opção que vai agradar a seus clientes.
Afinal de contas, estamos falando de um mercado altamente promissor e que tem a expectativa de crescer em valores que chegarão a quase R$ 500 bilhões em 2027 – ou seja, daqui a poucos anos.
Sendo a TV por IP um serviço que está crescendo, é importante que os provedores de internet passem a oferecê-lo o quanto antes aos seus clientes se quiserem destacar-se de seus concorrentes.
Neste post, vamos falar mais sobre este assunto.
O que é TV por IP e OTT?
Antes de explicarmos os motivos que justificam esse mercado ser tão promissor para os próximos anos, vamos relembrar o que significa TV por IP e OTT.
Trata-se de um serviço que utiliza a internet para transmitir canais de televisão ao vivo (sejam eles abertos ou fechados) sem a necessidade de instalar outros dispositivos ou antenas. Basta reservar uma parte da internet (mínimo de 5Mb) para que os canais sejam transmitidos com qualidade e velocidade a televisores, smartphones, computadores e tablets.
Quando o ISP oferece esse serviço, portanto, os clientes passam a pagar por uma assinatura para terem acesso aos canais de suas preferências.
A tecnologia que funciona como braço direito da TV por IP é chamada de OTT (Over-the-top). Ela é a responsável pela distribuição dos conteúdos pela internet, tornando possível vários recursos, como assistir a canais, acesso a streamings, a VOD e até mesmo a realizar chamadas em áudio ou vídeo pelo WhatsApp e assistir a videoaulas.
Além dos canais de emissoras de televisão abertas ou fechadas, portanto, o provedor de internet também pode oferecer o serviço de VOD aos seus clientes.
VOD é a sigla de Video On Demand (Vídeo Sob Demanda) e significa oferecer conteúdos em vídeo disponíveis em catálogos, como filmes, séries e shows, por exemplo. Nesse caso, a ISP precisa ter parceria com empresas que disponibilizam catálogos de VOD para que possam oferecer aos seus clientes.
Saiba mais: Como implantar TV e VOD em seu provedor de internet.
Por que a TV por IP está em crescimento no Brasil e no mundo?
Na introdução deste artigo, falamos que o mercado de TV por IP tem a expectativa de crescer ainda mais e gerar quase R$ 500 bilhões até 2027. Este dado é de uma pesquisa feita pela Grand View Research Inc., que apontou alguns motivos para isso.
O principal motivo pelo qual as pessoas estão substituindo os canais de TV por assinatura convencionais pela assinatura de TV por IP é, sem dúvidas, a mudança de hábito das pessoas, incluindo os brasileiros – aliás, o Brasil já tem mais smartphones ativos do que habitantes.
Isso demonstra que passamos grande parte dos nossos dias conectados em dispositivos móveis, consumindo conteúdo online, já que ele oferece mais liberdade de escolha do que e quando assistir.
Por isso, vários provedores de internet – incluindo grandes players do mercado – já estão na corrida para expandir seus serviços de TV por IP e OTT. Nesse caso, é fundamental que ISPs de pequeno e médio porte também ofereçam esse serviço ao seus clientes sob o risco de perdê-los para provedores que oferecem combos maiores em uma só assinatura.
Por que oferecer TV por IP aos clientes?
-
Para proporcionar mobilidade aos seus clientes: uma grande vantagem da TV por IP é que os usuários podem levar seus canais assinados para qualquer lugar que tenha acesso à internet.
-
Experiência multitela: os usuários podem assistir aos conteúdos em diversos dispositivos de acesso à internet, como televisores, smartphones, tablets e computadores.
-
Sem necessidade de ter uma SmarTV: os clientes que possuem televisores também podem usufruir da TV por IP. Nesse caso, basta adquirir um aparelho conversor, que é simples de ser instalado.
-
Combo mais completo: quando o seu ISP oferece mais opções de serviços em um único combo, os seus clientes agradecem. Afinal, eles passam a ter a comodidade de pagarem por uma única assinatura e não mais assinaturas diferentes de provedores diferentes.
Mas e para o provedor de internet? Quais são as vantagens de oferecer TV por IP e OTT?
-
Diferencial competitivo: imagine você, provedor de internet que atende a sua região com qualidade e compromisso, passar a oferecer o serviço de TV online aos seus clientes? A concorrência que se cuide.
-
Infraestrutura simples: não é necessário grandes investimentos em infraestrutura para ofertar TV por IP. É possível aproveitar o seu home passed de fibra ótica, por exemplo, para oferecer conteúdo digital aos clientes. Além disso, o início das atividades desse novo serviço é rápido e sem grandes burocracias.
-
Aumento do faturamento: o seu ISP aumentar o ticket médio de cada venda, já que pode montar diferentes combos contendo internet, TV online e VOD. Além disso, essa tecnologia também permite que você atenda a condomínios e outras empresas oferecendo o serviço de câmeras IPS com gravação em nuvem.
-
Proximidade com seus clientes: oferecer TV por IP faz com que você se aproxime de seus clientes para entender suas preferências ao longo do tempo. Será que eles sentem falta de algum canal? Qual filme querem assistir? Quais são as séries que fazem sucesso? Isso ajuda você a aperfeiçoar ainda mais os seus serviços, gerando e encantamento em seus clientes.
E então, viu como o mercado de TV por IP é realmente promissor? A internet só tende a evoluir cada vez mais, transformando a forma como assistimos televisão e outros conteúdos, ou seja: com mais liberdade, mobilidade e qualidade.
E se você ainda se pergunta se realmente pode investir nessa tecnologia, a seguir separamos um texto que mostra se realmente está na hora do seu ISP oferecer TV por IP, OTT e VOD.