conteúdos digitais

Oferecer serviços e conteúdos digitais é, sem dúvidas, um dos melhores canais para os provedores de acesso à internet influenciarem seus clientes. Com o potencial de construção de uma boa reputação digital com oferecimento de conteúdos inovadores, os ISPs são capazes de atrair ainda mais clientela. Veja como isso é possível!

Mesmo grandes marcas, que lentamente se adaptaram à mídia digital, viram grandes oportunidades no uso da web e das mídias sociais. Neste artigo, vamos comentar sobre as novas tendências de consumo das pessoas e como os conteúdos digitais acabaram se tornando sua preferência.

Para que os provedores de internet concorram com grandes empresas, alternativas muito mais viáveis de equiparar seu portfólio de serviços, oferecendo assim, soluções agregadas e melhores com conteúdos digitais, foram encontradas. Esses serviços incluem a TV via Internet, VOD e OTT (como o OléTV LivePlay).

Nova realidade dos serviços de internet

A natureza competitiva do mercado de banda larga explica por que alguns provedores começam a alimentar suas estratégias para oferecer cada vez mais conteúdos digitais melhores.

Quem poderia imaginar que o telefone celular um dia evoluiria para um computador portátil e se tornaria a porta de entrada para o conteúdo e as experiências envolventes do cliente? Bem, esse dia está oficialmente aqui. Em qualquer estabelecimento é quase certo que você verá muitas pessoas olhando para seus smartphones.

Este aumento no uso de tecnologias e de conteúdos digitais está influenciando diretamente os hábitos de consumo de acordo com um novo estudo da Adobe. Em 2019, constatou-se que o consumo de conteúdos digitais está aumentando e que os consumidores já estabeleceram expectativas e preferências.

A proliferação de vários formatos de conteúdos digitais está por trás do crescimento e do engajamento, o que acaba influenciando no investimento em novos serviços, e consequentemente, na competitividade de mercado. 

Adicione a isso o fato de que podemos fazer quase tudo com nossos dispositivos hoje em dia, e é fácil ver como se permanece 100% conectado. Estamos vendo um nível diferente de envolvimento com os conteúdos digitais que é, em parte, divertido e utilitário — e também um negócio.

Nesse campo, os ISPs podem monitorar os pontos de contato digital (e de preferência dos usuário) com mais eficiência, como o desempenho de velocidade, segurança, entre outros.

Com o grande número de provedores, porém, nem sempre o serviço se torna qualificado, e os consumidores ficam mais frustrados com a lentidão de carregamento ou quando o conteúdo é demasiadamente personalizado, por exemplo.

De qualquer forma, o uso de tecnologias emergentes para o consumo de conteúdos digitais está em plena ascensão. Claro, ainda estamos no começo. A Geração Z, especificamente, tem uma relação única com seus dispositivos em comparação com outras gerações. Eles se envolvem com os conteúdos digitais e são mais propensos a interagir com dispositivos mais versáteis.

A vantagem da competitividade no mercado de ISP

Porém, para oferecer serviços de internet com sucesso, é necessário ter como base os seguintes pontos: preço, resposta direta, velocidade e flexibilidade.

Empresas como a OléTelecom, por exemplo, adota abordagens diferentes para oferecer seus conteúdos digitais e isso se deve, em parte, à ampla variedade de serviços e pacotes. Assim, cada ISP que promove conteúdos digitais deve ter estratégias de vendas diferentes, o que não acontece com um grande player, por exemplo.

Alguns não apenas falam sobre o que seus clientes podem fazer com a banda larga, mas também destacam para o fator segurança. A estratégia é explicar a seus clientes os benefícios que eles podem alcançar no dia a dia com conteúdos digitais.

Como complementar sua comunicação e melhor vender seu serviço de conteúdos digitais?

Se você oferece conteúdos digitais e quer atrair mais clientes, um blog é uma boa ideia para compartilhar informações valiosas, baseadas no que se pode obter com os serviços, abordando sobre esses tópicos. Essas informações devem educar sua clientela para que processem sua experiência e necessidades.

A estratégia para vender conteúdos digitais é demonstrar que seus serviços são a maior oportunidade para melhorar as soluções de seu nicho de mercado. Hoje, as pessoas não querem saber o quão grande é a sua empresa, mas sim como podem obter o máximo de conteúdos digitais. E os serviços que existem pode ajudá-lo a fazer coisas maravilhosas.

Hoje, os ISPs devem fornecer conteúdo personalizado sem serem assustadores.

Com os consumidores agora usando vários dispositivos ao longo do dia, esperam que a experiência e o nível de personalização sejam contínuos e perfeitos à medida que passam de um serviço a outro. E é aí que os conteúdos digitais desempenham um grande papel, em realmente alcançar essa personalização em escala que as grandes empresas não conseguem.

Por mais que os consumidores confiem nas grandes empresas, estão tomando precauções. As demais companhia têm uma relação diferente com seus ISPs, pois oferecem experiências autênticas e que cumprem suas promessas.

E neste sentido, os consumidores também estão tendo mais controle sobre suas experiências.

Eles esperam ter uma experiência personalizada contínua à medida que passam e um serviço para outro. Por isso, os conteúdos digitais desempenham um papel crucial, já que como são orientados pelos dados, podem ajudar os profissionais do setor dr TI a obter personalizações em um nível cada vez mais alto.

Para tornar seu ISP mais desejável, você precisa pensar no que é prático e alcançável.

Não há mais desculpas para uma experiência ruim e os consumidores estão bem cientes disso. É observado que os conteúdos digitais como streaming também podem fazer ou quebrar experiências. Não por menos, muitos consumidores parariam de ver o conteúdo completamente se o vídeo fosse lento ao carregar ou tivesse baixa resolução.

Os consumidores de hoje esperam que os conteúdos digitais sejam acessados em seus dispositivos, reproduzidos no mesmo nível de qualidade da transmissão de uma TV tradicional. Alcançar esse nível de qualidade requer experiência combinada com a melhor tecnologia da categoria.

As melhores tecnologias de conteúdos digitais

Por isso, a tecnologia de vídeo sob demanda (VOD) é o futuro da entrega de para conteúdos digitais. O consumidor prefere vídeo a todas as outras formas de conteúdo, incluindo e-mails, infográficos e artigos de blogs

A demanda por vídeo só tende a crescer, já que número de dispositivos conectados à internet mais do que triplicará nos próximos anos. Claramente, a necessidade (e oportunidade de mercado) de vídeo está aumentando. 

E não estamos falando apenas de entretenimento, ISPs também estão colhendo os benefícios do VOD. Ao dar ao público acesso ao conteúdo que deseja, quando e como quiser, as necessidades do cliente e do mercado estão sendo atendidas com comodidade e eficiência. 

Pela OléTV, por exemplo, as soluções profissionais de VOD permitem que as empresas armazenem vídeos em um servidor central para compartilhar ou vender aos seus clientes.

É uma forma de acessar conteúdo de bibliotecas online, enquanto os canais de transmissão tradicionais obrigavam os consumidores a ver o conteúdo de acordo com sua programação, os serviços VOD permitem que o público acesse os vídeos em seu lazer e em qualquer dispositivo compatível.

Alguns vídeos podem estar disponíveis para assinantes ou titulares de contas apenas, enquanto outros são distribuídos gratuitamente para qualquer pessoa. Uma plataforma de entrega de VOD é um sistema que hospeda e compartilha conteúdo. E serviços de streaming populares como Netflix são exemplos comuns de plataformas VOD.

No entanto, esses serviços voltados para o consumidor são projetados principalmente para fins de entretenimento.

Para isso, são necessárias plataformas especializadas de streaming e hospedagem de vídeo como a OléTV LivePlay.

As plataformas de entrega de VOD melhoram a experiência geral do usuário. O cliente pode assistir a vídeos instantaneamente, sem ter que esperar a conclusão do download de um arquivo inteiro. Os usuários podem avançar, retroceder, pausar e reiniciar a qualquer momento sem buffer excessivo ou reduções na qualidade ou desempenho do vídeo. 

Resultado: as plataformas de vídeo sob demanda, como o OléTV LivePlay oferecem aos usuários acesso ao conteúdo que desejam e quando desejam. O que é fundamental para criar experiências de visualização online de sucesso

Se você está prestes a embarcar na emocionante aventura de começar um negócio de conteúdos digitais ou se já tem um em funcionamento, provavelmente precisará de todas as informações necessárias para ter sucesso.

Felizmente, a OléTV desenvolveu muitos blogposts e ebooks gratuitos, especialmente projetados para ajudá-lo a oferecer conteúdos digitais em sua área. Você pode acessá-los entrando em nosso blog.

Recommended Posts