ISP com melhores conteúdos digitais: conheça o VOD (Video on Demand)

Netflix, YouTube, Vimeo, Globoplay. O que há de comum nesses serviços? Todos são VOD ou “Video on demand. Essa tendência que apareceu há alguns anos vem se consolidando no mercado a cada dia, sendo uma opção para qualquer ISP. Na verdade, um estudo do Google apontou que, entre 2014 e 2018, o consumo de vídeos online cresceu 135%. Enquanto isso, o consumo de TV aumentou apenas 13%.

Se você deseja melhorar a entrega de seu ISP para os clientes, precisa dar especial atenção ao VOD. Conheça como a tecnologia que oferta conteúdos digitais é uma boa possibilidade de lucro!

Relembre: O que é o VOD?

Video on demand ou VOD é uma ferramenta que possibilita ao usuário acessar conteúdos digitais em vídeo quando quiser. Basta ter acesso à internet. Não importa o tipo de dispositivo ou o formato de tela, o VOD permite pausar a programação, assistir o conteúdo diversas vezes, qualquer que seja a hora.

Essa tecnologia trouxe autonomia e liberdade ao consumidor de conteúdos digitais. Ele consegue criar sua própria programação conforme seu gosto. A ideia é uma resposta ao modelo convencional de assinatura de TV, em que o espectador vê a grade pronta. 

Existem alguns modelos de vídeo sob demanda, como:

  • SVOD ou VOD de assinatura: usuário pode acessar todo o conteúdo do vídeo, quantas vezes quiser.

  • TVOD ou VOD Transacional (pay-per-view): usuário paga pela quantidade de conteúdo que assiste.

  • AVOD: modelo gratuito em que as empresas criam conteúdo de vídeo para qualquer usuário online. Mais comum em campanhas de marketing.

Um ponto positivo que o VOD trouxe é que não há necessidade de esperar o arquivo carregar ou baixá-lo. E isso se dá devido ao streaming. Antes que os termos causem confusão, veja a diferença entre eles.

Diferenças entre VOD e Streaming

Vídeo sob demanda e streaming não são a mesma coisa.

Em suma, o VOD é um tipo de streaming. O streaming se relaciona com a transferência de dados e o envio de informações de seus servidores para seus clientes/usuários. A maior parte dos conteúdos consumidos online é via streaming.

Mas nem todo streaming é VOD. O melhor exemplo são as lives (transmissões ao vivo). Ainda vale dizer que lives e VOD são divisões dos conteúdos em formatos de OTT (Over The Top), um serviço de distribuição de conteúdos pela internet.

Quais as vantagens do VOD?

Seu ISP acompanhou as tendências do mercado? As novas gerações consomem mais VOD do que TV convencional. O estudo do Google já mencionado traz dados importantes que motivam o provedor de internet a modernizar suas redes e oferecer o serviço. É a chance de garantir maior lucratividade para a empresa.

É preciso ter em mente que essa mudança no comportamento de consumo não ocorreu de repente. O vídeo sob demanda traz muitas vantagens, seja para o usuário, seja para o próprio mercado. 

Dentre os benefícios proporcionados pelo VOD ao usuário, o destaque é a autonomia. O espectador pode escolher hora, local e dispositivo para assistir aos vídeos. A responsividade para diversos formatos também merece destaque. Seja no smartphone ou na TV, o usuário vê o que desejar.

Além disso, é possível voltar, adiantar e pausar os conteúdos digitais. Conforme suas preferências, o espectador monta sua própria programação, sem ficar refém de uma grade predefinida. Isso aumenta a probabilidade de assistir até o fim ao conteúdo escolhido.

O conteúdo pode ser gravado (catch-up), com possibilidade de ver do início (start over, time shifting). 

Quanto ao mercado, as vantagens também são expressivas. Em primeiro lugar, o VOD vem se solidificando no mercado e cria um novo e expressivo nicho. Isso faz com que surjam novos modelos de negócio. Provedores de internet, por exemplo, podem aderir à servitização e agregar valor a seus serviços.

Outro ponto relevante é que o vídeo sob demanda descentraliza o poder da mídia de massa. Ele também fortalece novos formatos para publicidade, possibilitando campanhas de alto impacto e mais segmentadas. Isso favorece o engajamento e a aceitação do público-alvo.

Agora que você entendeu as vantagens do VOD, deve estar se perguntando como implementar a tecnologia em um ISP. Veja a seguir.

Como o VOD pode ser implementado em um ISP?

Implementar o VOD em um ISP é apresentar um serviço de valor adicionado, o que atrai muitos clientes. A época de oferecer somente uma conexão à internet de qualidade passou. Atualmente, uma das novidades do mercado é a servitização, que nada mais é do que agregar valor ao produto ofertado vinculando serviços a ele.

Mas como ofertar conteúdos digitais em vídeo aos clientes? Para utilizar a tecnologia VOD, seria preciso negociar títulos com as produtoras de filmes, séries e outros vídeos? Há alguns anos atrás, a resposta seria sim. Isso inviabilizaria a implementação em ISP. 

Atualmente, para fornecer VOD para um cliente, o provedor de internet precisa encontrar uma empresa parceira desse segmento. A Olé TV Live e Play, por exemplo, possui uma plataforma multisserviços para TV por IP e OTT, sendo habilitada como operador de serviço de TV por assinatura, VOD e transmissão de canais ao vivo para produtores locais.

No módulo Live, o consumidor tem acesso a conteúdos ao vivo, com o live stream de canais de TV por assinatura. Já o módulo Play é reservado ao conteúdo gravado, com todas as funções possíveis em um OTT com acesso a VOD.

É como uma Netflix dos provedores de internet.

A implementação é simples. A plataforma parceira instala um servidor de distribuição de conteúdo dentro da base de fibra óptica do provedor. Os clientes terão acesso aos conteúdos digitais em vídeo a partir da conexão de dados entre o sistema de hospedagem e o head end local. A partir da infraestrutura já existente, o ISP poderá oferecer VOD a seus clientes assim que fechar a parceria.

Incluí-lo em um combo de internet e TV é bastante atrativo para o público-alvo, não acha?

 

O VOD é uma tendência que se solidifica a cada dia. Para se manter competitivo no mercado, seu ISP precisa atender às expectativas dos consumidores. Agregar valor ao produto-serviço oferecido é fundamental. Por isso, oferecer conteúdos digitais para seus clientes se tornou uma necessidade.

E implementar o VOD não é tão difícil. Basta contar com uma plataforma parceira com soluções inteligentes que atendem às expectativas dos seus negócios. Que tal aprender em detalhes como implantar TV e VOD no seu provedor de internet?

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