Seu provedor de internet está acompanhando as tendências do mercado? Para ter vantagem competitiva, um ISP deve ser diferenciado. Atendimento tecnológico, boa cobertura, internet estável e de boa qualidade, suporte técnico eficiente são formas de estar à frente da concorrência. Afinal, é oferecer um serviço qualificado ao cliente.
A conectividade será importante no futuro de pessoas e empresas. Quanto melhor o serviço prestado, mais chances de crescimento. Você oferece serviços de valor adicionado? Eles podem atrair muitos clientes que se interessam por mais recursos. Um bom exemplo é o vídeo sob demanda (VoD). Esses catálogos de conteúdo em vídeo, disponíveis a qualquer tempo, cresceram muito nos últimos anos.
No entanto, não há como negar que muitos dos investimentos nessa área são pesados. E isso pode inviabilizar sua adoção por um provedor de internet, certo? Como encontrar uma solução viável? Introduzindo uma forma de diferenciar os serviços com pouco investimento: o TV por IP e OTT.
É sobre essa tecnologia que falamos neste post. Confira!
Provedor de internet: você sabe o que é TV por IP e OTT?
A TV por IP (Internet Protocol Television) é uma tecnologia que fornece acesso a conteúdos digitais por meio de uma rede gerenciada em particular. Ela só precisa de sinal de internet (sem cabos e antenas) para distribuir conteúdo televisivo por meio de banda larga. Ela se associa principalmente a SmarTVs e set-top boxes, mas também é muito utilizada em computadores e aplicativos de dispositivos móveis.
E qual a relação entre TV por IP e OTT? O conteúdo transmitido pela OTT utiliza uma rede aberta e não gerenciada. A oferta de conteúdo se dá pelo mesmo modelo cliente-servidor de outros serviços de internet. É o caso de Netflix e YouTube.
Em suma, TV por IP e OTT oferece conteúdo via protocolo da internet. A diferença é a rede aberta ou particular, gerenciada ou não gerenciada. As duas tecnologias são ótimas opções para seu provedor de internet diferenciar seus serviços.
Como TV por IP e OTT pode impactar nos resultados do seu ISP?
A TV por IP e OTT são tecnologias recentes, mas sólidas. A demanda no mercado brasileiro vem aumentando vertiginosamente. E o provedor de internet que sabe aproveitar essa onda consegue ótimos resultados.
Oferta de serviços em alta no mercado
TV a cabo via Internet? Há décadas, as assinaturas de TV a cabo vêm crescendo. Mas nos últimos anos, houve uma crescente no consumo de vídeos online (135% entre 2014 e 2018). Atualmente, é raro ver um jovem de 30 anos contratando a assinatura de uma TV fechada.
Mas é muito comum vê-lo assinando inúmeros serviços de video on demand.
O mercado mudou bastante, e TV por IP e OTT abriram um novo conceito de entretenimento para telespectadores. Eles desejam liberdade e autonomia para assistir o conteúdo que desejarem, em sua hora de preferência. Ficar preso a uma grade predefinida não é algo que os agrada. Com um controle remoto, é possível acessar os serviços de streaming e escolher um filme ou um seriado. Com qualidade e variedade de conteúdo.
Sem dúvidas, o provedor de internet que oferta tais serviços se beneficia muito com a demanda crescente. E isso impactará positivamente nos resultados do seu ISP, porque agregam valor à oferta.
Agrega valor aos serviços
Você já ouviu falar em “servitização”? Aplicada a um ISP, é um movimento em que o provedor de internet agrega valor a seu produto para oferecer serviços relacionados a ele. É o sistema “produto-serviço”, uma solução mais completa para o cliente. Esse é o caso de TV por IP e OTT.
Atualmente, é muito comum encontrar empresas que fornecem boa conexão com internet. Principalmente em lugares afastados dos grandes centros. Mas se limitar apenas a isso é perder um mercado que, como pontuamos, está em alta. Por isso, é fundamental que o provedor de internet pense em como tornar seu produto mais atraente e valioso.
Ao agregar valor aos serviços, é possível ofertar uma vantagem ao consumidor. E por que não utilizar a internet para ofertar conteúdos digitais? A infraestrutura já está pronta, basta usá-la de forma otimizada. O impacto nas vendas pode ser surpreendente!
TV por IP e OTT com investimento baixo: é possível?
Ofertar um serviço tão qualificado e procurado por clientes nem sempre é simples. Principalmente quando se trata de tecnologias que estão começando a entrar de vez no mercado brasileiro. Pode-se dizer que TV por IP e OTT não são tecnologias baratas para um ISP adotar diretamente.
No entanto, mas existem provedores capazes de disponibilizar o serviço. Elas possuem TV por IP e OTT próprios. Isso significa que gerenciam a própria plataforma, replicando sua infraestrutura sem custos adicionais. Na prática, diminui os custos repassados ao servidor.
Ao firmar uma parceria com esses provedores, é possível receber um conteúdo de qualidade. O custo com transporte é menor, sem falar em entrega de transmissão altamente qualificada. Eles utilizam a tecnologia Lan-to-Lan e os data centers localizados em algumas capitais do país. Assim, o cliente final terá alta disponibilidade, baixa latência e qualidade nos serviços prestados.
Para o provedor de internet que busca se diferenciar no mercado, a parceria reduz o valor do investimento. Além disso, o retorno sobre o investimento é possível, pois é um serviço de alto valor agregado. Certamente, seus clientes adorariam contar com TV por IP e OTT de qualidade.
Ofertar TV por IP e OTT é uma forma de agregar valor aos serviços do provedor de internet. As tecnologias estão em alta no mercado brasileiro, e os clientes finais procuram por opções de qualidade. Seu ISP pode ser exatamente o que eles buscam. Que tal se preparar?
Confira outros diferenciais competitivos do mercado para sair à frente da concorrência!