administração de ISP

Adotar boas práticas de administração é fundamental para ter uma equipe mais produtiva. Seu ISP pode crescer muito mais se os processos internos forem organizados e bem definidos. Isso traz outros benefícios, como redução de custos, prospecção de clientes e mais valor ao serviço prestado.

Por isso, qualquer que seja o segmento da empresa, o gestor deve se atentar à sua operação para trazer bons resultados. Veja a seguir 5 boas práticas de administração para adotar em seu ISP.

1. Fazer uma boa gestão de equipes

Para se ter uma boa equipe, o empresário deve fazer um investimento alto e constante. Afinal, bons profissionais são responsáveis pelo crescimento e pela otimização dos resultados do seu provedor.

Por isso, uma das boas práticas de administração é exatamente realizar uma boa gestão de equipes para reter talentos. O prejuízo que a perda de um colaborador especialista pode ser grande, devido à desestruturação da rotina. Assim, é fundamental criar ações eficazes para manter a equipe motivada e engajada

Os profissionais devem ter suas necessidades de trabalho e pessoais atendidas. Uma boa empresa pensa em proporcionar benefícios que os possibilitem crescer. Criar um plano de carreira que permita a ascensão profissional é importante para o crescimento da companhia também. 

Se você não sabe como fazer uma boa gestão de equipes, temos algumas dicas rápidas, como:

  • Desenvolva uma cultura organizacional baseada em feedback e colaboração;

  • Faça avaliações periódicas sobre o clima do ambiente de trabalho;

  • Estimule a colaboração e a troca de ideias entre os profissionais;

  • Tenha uma política clara de remuneração e benefícios;

  • Invista em capacitações e treinamentos para a equipe;

  • Proporcione novos desafios para todos;

  • Escute seus colaboradores.

2. Ter boas ferramentas de administração

Os processos internos do seu ISP são otimizados? O gestor possui visibilidade dos fluxos de trabalho? Suas equipes conseguem colaborar entre si sem dificuldades? Se sim, você deve ter ferramentas de gestão eficientes. Essa é uma das boas práticas de administração fundamentais para o crescimento do seu negócio.

Provedores de internet devem acompanhar as principais transformações do seu mercado, mas também aquelas que dizem respeito à gestão. Existem inúmeras soluções que contribuem para aumentar o controle financeiro, otimizar a rentabilidade da rede, melhorar a experiência dos usuários e muito mais.

Essas ferramentas podem colocar sua empresa de maneira mais sólida no mercado. Afinal, conseguem garantir maior produtividade dos seus times, dando ao negócio mais “poder de fogo”

Você já ouviu falar em Customer Relationship Manager (CRM)? Essa solução é um gestor completo da relação da sua empresa com os clientes. E o que dizer do ERP (Enterprise Resource Planning) ou Sistema de Gestão Empresarial? Mais abrangente, a ferramenta se ocupa de todos os processos internos. É um sistema administrativo que pode se tornar a base de todas as suas operações. 

Pense em ferramentas adequadas para provedores de internet e usufrua de seus benefícios!

3. Adotar estratégias de marketing eficientes

Com boas ferramentas de gestão e uma equipe motivada, você terá bons resultados em seu ISP. Mas já parou para pensar se suas estratégias de marketing estão prospectando ou fidelizando clientes? Adotar ações eficazes neste setor é uma das boas práticas de administração que você não pode deixar de lado. Mesmo em momentos de crise, o marketing é seu aliado.

Atualmente, o marketing digital possui valor acessível a qualquer porte de empresa. Uma de suas principais vertentes é o inbound marketing, especificamente o marketing de conteúdo. É o marketing de atração, em que a empresa fornece conteúdo relevante e educativo para seu público para se tornar referência no segmento. 

Se você tem um profissional de marketing, sente-se com ele e explique seus objetivos. Ele se encarregará de propor boas ações para atingi-los. Mas se você é o responsável pelo marketing, pense em práticas como:

  • Manter um blog com conteúdos relevantes para sua persona, que é um “personagem” que representa seu cliente ideal;

  • Utilizar as redes sociais para aumentar vendas,  mas também para atender o cliente com abordagem mais pessoal e informal;

  • Garantir que as campanhas foquem em atingir pelo menos uma meta da sua empresa;

  • Continuar as ações de marketing de pós-venda, investindo na fidelização dos clientes.

  • Monitorar e avaliar suas ações de marketing.

4. Manter o time de vendas alinhado

Seu time de vendas é quem executará as ações derivadas de um bom marketing. O potencial cliente já está interessado em seus produtos e serviços, mas quer um bom motivo para fechar. Seria um desastre ele obter informações divergentes de seus profissionais, certo? Por isso, uma das boas práticas de administração para seu ISP é ter um time de vendas alinhado.

Ele também se responsabilizará pela fidelização de clientes, algo que é mais barato do que adquirir novos (e mais eficiente também). Para tanto, o time deverá adotar ferramentas de relacionamento eficazes, oferecer atendimento personalizado e humanizado, e um suporte técnico infalível.

5. Agregar serviços atraentes ao portfólio

Um ponto importante na administração de seu ISP é agregar valor para captar clientes. O time de vendas pode estar alinhado e ter boas estratégias de marketing. No entanto, sua equipe deve ter algo atraente para vender. Por isso, agregar serviços atraentes ao portfólio é uma das boas práticas que você precisa adotar.

TV por IP e OTT, por exemplo, é um serviço com alto potencial. Baseado na autonomia do usuário ao acessar conteúdos, não é um conceito novo, mas vem crescendo no Brasil. A grosso modo, seu cliente precisaria de uma boa conexão com a internet para assistir a filmes, séries, programas, esportes e noticiários quando desejar. E isso com grande qualidade

Os telespectadores buscam autonomia para consumir conteúdo. Por isso, ter um serviço dessa natureza pode aumentar bastante seu retorno sobre investimento. E não só isso: há locais em que a produção de conteúdo local e regional é muito valorizada. A tecnologia da TV via Internet possibilita a inserção desses conteúdos na grade de programação. Assim, alcança públicos não atingidos pela TV tradicional.

Só fique atento na hora de oferecer o serviço, pois a TV live e play é legal quando se obtém todas as licenças necessárias. Com um parceiro experiente e qualificado, como a OléTV, você não precisa se preocupar

 

Boas práticas de administração contribuem para o crescimento de seu ISP. Ter processos internos organizados e equipes alinhadas é fundamental para isso. Mas é ainda mais essencial ter serviços atraentes para o público, como TV via Internet.

Que tal aprender como oferecer serviço de TV para os clientes do seu provedor de internet?

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