Houve uma época em que era praticamente impossível para um pequeno provedor de internet regional concorrer com as empresas gigantes do setor. Mesmo que conseguissem uma quantidade boa de clientes, era bem complicado prosperar e aumentar os lucros.

Quem tem um ISP sabe que, até pouco tempo, a oferta de serviços era muito limitada. O máximo que se podia fazer era criar diferentes pacotes de internet banda larga para os clientes.

Essa realidade está mudando e, hoje em dia, o seu pequeno provedor de internet regional pode brigar de igual para igual com os grandes players. Siga lendo e saiba mais!

Veja algumas opções de serviços que o seu provedor de internet pode oferecer

As tecnologias se desenvolvem cada vez mais, bem como a possibilidade de fazer parcerias para oferecer serviços. É o caso dos head ends, ou seja, a central de recepção e processamento para a transmissão de canais de TV.

Antigamente, era preciso desembolsar uma verdadeira fortuna para desenvolver essa infraestrutura. Agora, pode-se firmar parceria com uma empresa que disponibilize o head end, sem ter a necessidade de gastar muito.

Na sequência, listamos algumas opções de serviços que o seu provedor de internet regional pode oferecer aos clientes, tendo parceria com uma empresa que possua head end próprio.

TV aberta via internet

Sem cobrar nada a mais na sua mensalidade, você poderá oferecer os canais abertos de TV para os seus clientes. A transmissão é feita por IP e de forma gratuita para toda a sua base de assinantes.

Assim, quem assinar os seus serviços poderá assistir às emissoras como SBT, Record TV, Band e RedeTV!, com excelente qualidade. Isso é muito interessante, principalmente para as cidades do interior dos estados, em que as transmissões digitais ainda não são tão boas quanto nas capitais e grandes centros urbanos.

TV por assinatura

Os canais de TV por assinatura também poderão ser oferecidos para os seus clientes. Nesse caso, são ofertados diferentes pacotes, de acordo com os gostos ou possibilidade financeira de cada pessoa.

Os seus clientes poderão ter acesso a canais de filmes e séries, de notícias 24 horas por dia, de música e arte, de esportes, de programação infantil, entre outros. Tudo isso moldado de acordo com os anseios de cada consumidor. Os valores cobrados variam, de acordo com o pacote escolhido.

Ao oferecer o serviço de TV por assinatura, o seu ISP dá mais opções para os clientes, atraindo mais pessoas para fechar negócio com você. A lucratividade certamente aumentará e o investimento valerá muito a pena.

Catálogo de streaming

A demanda por vídeo sob demanda (VOD) via streaming tem crescido muito nos últimos anos, muito por conta da popularização de plataformas como a Netflix, a Amazon Prime Video e a Globoplay.

A novidade é que o seu ISP pode oferecer uma própria plataforma de streaming, muito completa, com filmes, séries e programas dos grupos Fox e HBO. Pagando um valor adicional, os clientes terão acesso a esse catálogo, que nada fica devendo aos concorrentes que citamos anteriormente.

Logo, valerá a pena para o cliente pagar um pouco a mais para o seu provedor de internet para ter uma plataforma de streaming, do que contratar um terceiro. Essa é uma excelente maneira de aumentar a renda do seu negócio.

Aproveitamento do home passed de fibra óptica

Como trabalha com internet, é bem provável que você saiba o que é home passed de fibra óptica, não é mesmo? Com essa tecnologia é possível chegar na casa dos clientes, oferecendo uma conexão de qualidade.

Porém, agora, o seu ISP pode ir mais além! Pode ser feito um aproveitamento do seu home passed de fibra óptica para oferecer outros serviços para os seus clientes. É o caso da TV por IP e VOD, que explicamos anteriormente.

Os seus clientes poderão ter acesso a esses serviços por meio de uma infraestrutura que já existe. De tal maneira, não será necessário que eles gastem com equipamentos para contar com os serviços de TV paga, por exemplo.

Entenda o porquê de os clientes preferirem um ISP local

Ao contratar um provedor de internet, as pessoas dão preferência para empresas locais. A escolha por um grande player, geralmente acontece quando não se encontra localmente uma empresa que sane todas as suas necessidades.

Entre as vantagens do ISP local está a facilidade para o atendimento. Em caso de problemas ou dúvidas, os clientes podem ligar e ser atendidos rapidamente, sem ter que passar muito tempo em uma fila de espera, por exemplo. O relacionamento é muito mais próximo e simples!

Além disso, muita gente também se preocupa com a economia local e prefere pagar para ter um serviço que movimente recursos na sua região do que para uma multinacional. Logo, ao contratar internet, o ISP regional é lembrado primeiramente.

Isso tudo é intensificado quando o provedor de internet regional se iguala aos grandes players, oferecendo também TV por IP e OTT. Afinal, quando a sua empresa de internet conta com esses serviços, os consumidores não precisarão pagar para outra companhia, caso desejem ter acesso a conteúdo digital de qualidade. Tudo pode ser condensado em um mesmo pacote, com valor acessível.

O seu ISP regional não fica para trás dos grandes players, pelo contrário. Ele pode oferecer mais recursos e benefícios para os clientes. Basta que você tenha boas parcerias e consiga otimizar o custo-benefício.

Continue se informando sobre o assunto e aprenda o que é o OléTV Media System, a plataforma de mídia completa para provedores regionais!

Recommended Posts