empreendedorismo no provedor de internet

Graças ao empreendedorismo colocado em prática aqui no Brasil, estamos vivendo tempos em que os provedores locais de internet têm melhorado a qualidade de seus serviços, e, com isso, se destacado frente aos grandes players, conforme noticiado recentemente.

Ou seja, graças ao empenho e esforço de pequenos e médios empreendedores, a população têm em mãos diversos serviços de qualidade para escolher. Isso é uma ótima notícia para todos, pois é uma prova de que há espaço para quem deseja entregar um serviço que realmente gere valor às pessoas.

Por isso, não custa separar alguns minutos para aprender (ou rever) estas 6 lições de empreendedorismo para o seu provedor de internet se destacar ainda mais em sua região de atuação.

Vamos lá?

Lição 1: Desenvolvimento de um olhar afiado para o mercado

A correria faz parte de uma rotina no provedor de internet, mas é preciso incluir na lista de afazeres o desenvolvimento de um olhar afiado para o mercado – ou seja, atualizando-se.

Quando você fica de olho no mercado, passa a perceber e a entender com mais facilidade as mudanças tanto no comportamento do consumidor quanto em relação a novas tecnologias que surgem. Isso é crucial para qualquer tipo de empreendedorismo sair na frente.

Anos atrás, por exemplo, uma boa parte dos ISPs não imaginaria que as pessoas hoje pudessem ter acesso a conteúdos televisivos ao vivo por meio da internet, sem precisarem de antenas. Mas quem ficou atento lá atrás já foi percebendo e se adaptando.

Por isso, olhos abertos sempre!

Lição 2: Investimento em treinamento periódico

Vendas, suporte técnico, atendimento, marketing, administrativo, financeiro…Toda a equipe do seu provedor de internet precisa estar plenamente integrada e capacitada e não há melhor maneira de fazer isso do que investindo em treinamento e capacitação.

Nesse ponto, muitos empreendedores podem ficar receosos, já que nem sempre é possível treinar todo mundo por causa do tempo. Mas existem maneiras de resolver isso.

Por exemplo:

  • Você precisa treinar a sua equipe de atendimento para melhorar o tempo médio de resposta de cada ticket aberto.
  • Na prática, a equipe de atendimento pode ser dividida em dois grupos (grupo 1 e grupo 2). Enquanto o grupo 1 realiza o treinamento, o grupo 2 continua trabalhando normalmente.
  • Quando o treinamento terminar, o grupo 1 entra na ativa já treinada enquanto o grupo 2 inicia o processo.

Pronto! Em pouco tempo todos estarão devidamente capacitados e é a hora de medir os resultados e aparar as arestas com uma política clara de feedback.

Lição 3: Diversificação dos serviços oferecidos em seu provedor de internet

Outra lição de empreendedorismo para o seu provedor de internet é, sem dúvidas, a diversificação dos serviços.

Isso é fundamental por dois motivos:

  1. para você atender a atual demanda baseado no novo comportamento do consumidor;

  2. para aumentar o ticket médio do seu negócio e ele crescer mais.

Atualmente, a melhor maneira do provedor de internet diversificar os serviços é por meio da tecnologia de TV por IP e OTT e das tecnologias agregadas (como o serviço de VOD).

Em um só pacote, o seu cliente pode ter internet de qualidade e o serviço de assistir a canais abertos e fechados de TV por meio da própria internet, sem a necessidade de antenas.

Lição 4: Conhecimento sobre os perfis dos seus clientes

Conhecer o perfil dos cliente é fundamental no empreendedorismo. É por meio desse conhecimento que é possível atender de verdade às necessidades e desejos dos consumidores.

Traçar o perfil dos clientes é mais do que saber onde eles moram, suas datas de nascimento e profissão. É conhecer seus gostos, suas rotinas, quando e como eles usam a internet, do que sentem falta.

Na prática, esse levantamento pode ser feito por meio de pesquisas com seus clientes em troca de algum bônus especial pelas respostas para aumentar as chances da maioria responder.

Feito isso, é possível montar vários perfis diferentes para aplicar a próxima lição de empreendedorismo.

Lição 5: Diversificação dos pacotes de acordo com o perfil dos seus clientes

Os pacotes de serviços são excelente opções para atingir mais clientes e faturar mais. Para isso, eles precisam ir de encontro às expectativas de cada perfil de clientes.

Os pacotes podem ser diversificados em relação à:

  • tamanho da internet;

  • quantidade de canais abertos e fechados;

  • serviços de streaming.

E também em relação a:

  • pessoas físicas;

  • empresas (internet, serviços de TV online e câmeras de vigilância para empresas e condomínios, por exemplo).

Pense em pelo menos três tipos de pacotes e deixe bem claro sobre todos os benefícios, os itens inclusos e os bônus que cada um deles têm.

A ideia é sempre tornar os pacotes intermediários e avançados os mais desejados e consumidos pelos clientes, aumentando o faturamento médio do provedor de internet.

Viu como é importante conhecer o perfil médio dos seus clientes? Dessa forma, fica bem mais fácil montar cada um desses planos e pacotes e pensar em benefícios que gerem um verdadeiro encantamento na experiência de compras e de uso.

Saiba mais: Como oferecer serviço de TV para seus clientes.

Lição 6: Criação de um atendimento acima da média também faz parte do empreendedorismo

Eis uma lição de empreendedorismo fundamental nos dia de hoje: o cliente leva muito em consideração aquele provedor que faz um atendimento acima da média.

Sabe por que os grandes players estão perdendo espaço no mercado? Porque muitos deles são campeões de reclamação no quesito atendimento. Quando o cliente precisou, o provedor não o atendeu – e nem se esforçou para isso.

Por isso:

  • Treine muito a sua equipe para que ela seja excelente.

  • Crie uma estrutura de atendimento otimizada para diminuir o tempo.

  • Monte um script para o atendente saber quais decisões tomar de acordo com as solicitações dos clientes (quando chamar o gerente? Quando retornar o contato em breve? Quanto tempo o suporte atenderá o chamado?).

  • Diversifique os canais de atendimento (telefone, e-mail, WhatsApp, Chat, etc.).

Gostou das dicas? Então vamos nos aprofundar ainda mais no assunto. Para que o seu provedor de internet cresça em qualidade e faturamento – sem que você precise investir fortunas para isso –, você precisa contar com boas parcerias.

Por isso, conheça a OléTV Media System: uma plataforma de mídia completa para provedores crescerem e disponibilizarem serviços de excelência a seus clientes.

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