dicas de marketing

Dicas de marketing nunca são demais; afinal, a quantidade de provedores de internet vêm crescendo aqui no Brasil, e, por isso, é preciso sempre se manter em destaque no mercado.

Antes de prosseguirmos com as dicas, vamos falar rapidamente sobre as funções do marketing e como é muito importante que essa equipe esteja integrada à equipe de vendas do seu provedor de internet.

Uma das funções do marketing é a de criar estratégias para atrair potenciais clientes para o provedor de internet. Por meio de ações promocionais, campanhas e outras táticas, a equipe vai divulgando os serviços, os diferenciais e as vantagens para esses potenciais consumidores.

Dessa forma, ao ser atraído pelas estratégias de marketing e depois de colher algumas informações importantes sobre esse potencial cliente, a equipe passa o contato para o time de vendas entrar em ação e fechar negócio.

É como num jogo de futebol: o marketing vai passando a bola estrategicamente pelo campo até que, enfim, o jogador fica na linha de frente do gol para chutá-la.

Entendido isso, a seguir daremos dicas de marketing que são importantes para que o seu provedor de internet se destaque e atraia mais interessados em fechar negócio.

1. Estude o mercado e o perfil do seu cliente

Pode parecer uma dica clichê, mas essa é a base de todas as demais dicas de marketing.

Estudar o mercado significa conhecer bem o ramo de atuação, as tendências, as novidades da área, quais serviços vêm despertando a atenção dos clientes, como agregar mais valor ao seu provedor, etc. E esse estudo precisa ser constante – afinal, estamos falando do mercado de tecnologia, que muda rapidamente.

Estudar e traçar o perfil do seu cliente também é essencial. Isso significa conhecer não apenas aqueles dados demográficos, mas também informações como:

  • hábitos de consumo de internet;

  • redes sociais em que estão;

  • canais que navega e/ou assiste com frequência;

  • suas principais queixas quanto a internet que consomem;

  • suas necessidades referentes ao serviço de internet;

  • canais que preferem se comunicar e navegar.

Com todas essas informações, fica bem mais fácil criar estratégias de marketing falando a linguagem certa para atrair esses potenciais clientes.

2. Crie ações promocionais

Também faz parte das dicas de marketing a criação de ações promocionais – isso é chamado de marketing promocional.

Essas ações podem ter vários objetivos, mas os principais deles são aumentar as vendas dos serviços do seu provedor de internet, fidelizar os clientes e destacar a sua marca da concorrência.

As ações promocionais dependerão do comportamento dos seus potenciais clientes para que você defina os locais e quais ofertas serão criadas. Exemplos:

  • ações promocionais em pontos de venda da cidade;

  • distribuição de brindes personalizados;

  • ofertas exclusivas para quem fechar negócio por determinado canal de atendimento.

3. Esteja presente no Google Meu Negócio

O Google Meu Negócio é um serviço gratuito oferecido pelo Google para que negócios físicos sejam encontrados com facilidade quando uma pessoa faz a busca.

Essa é uma das dicas de marketing que precisam ser feitas por todos os provedores de internet, incluindo os de porte pequeno que atuam em uma área geográfica menor.

Além de ser um meio de estar presente na internet, essa ferramenta também fornece insights importantes sobre as pessoas que entram em contato com a sua página pelo Google.

Com isso, a pessoa que procura por um serviço de internet na região em que você está consegue encontrar o seu negócio e obter várias informações importantes, tais como:

  • endereço;

  • telefone;

  • site;

  • horários de atendimento;

  • serviços ofertados;

  • promoções;

  • avaliações de clientes;

  • perguntas e respostas.

4. Interaja com seus clientes nos canais de atendimento e nas redes sociais

O seu provedor de internet precisa estar presente nas redes sociais e nos diferentes canais de atendimento. Então, como uma das dicas de marketing, temos o estabelecimento de uma comunicação direta com as pessoas.

Interagir com os clientes faz com que se crie um relacionamento com eles, o que é essencial para o marketing.

Na prática, crie conteúdos interessantes para o seu público, dê dicas de entretenimento na internet, responda a dúvidas, publique os bastidores da empresa, as novidades, etc.

E mais: seja um canal de informações também. Se houve algum problema técnico no sinal da região, divulgue-o e tranquilize os clientes ao dizer que a equipe já está cuidando do problema. E informe quando o problema estiver resolvido, colocando-se à disposição para dúvidas e suporte técnico.

5. Invista em ações de branding em sua área de atuação

Faz parte das dicas de marketing reforçar a sua marca na mente das pessoas que vivem em sua área de atuação.

E as ações de branding cuidam justamente dessa parte, já que se refere a gestão da marca. Na prática, uma dica interessante é espalhar a identidade visual do seu provedor de internet em diversos locais.

Aplique o logotipo em materiais gráficos, nos uniformes da equipe, nos carros da empresa, em banners, em brindes para os clientes, etc. A ideia é que a sua marca seja reforçada na mente do consumidor de modo que ele procure pelo seu provedor ao necessitar de um serviço.

6. Também faz parte das dicas de marketing a criação de serviços extras e diferenciados

O provedor de internet que quer se destacar no mercado precisa divulgar seus diferenciais – aliás, precisa ter os diferenciais, certo?

Na prática, quando o provedor de internet aplica a primeira dica deste artigo (estudar o mercado), ele percebe que o comportamento do consumidor vem mudando muito nos últimos tempos, fazendo com que novos serviços sejam criados.

Um exemplo claro é o aumento da procura pela TV por IP (ou TV via Internet) e seus serviços complementares, como VOD e Streaming.

Na TV por IP  (ou TV via Internet), os clientes pagam por uma assinatura para terem acesso a canais de TV abertos e fechados totalmente pela internet, sem a necessidade de comprar e instalar antenas e equipamentos. Isso faz com que esses canais possam ser vistos até de dispositivos móveis.

Além disso, os serviços de VOD e Streaming fazem com que os clientes tenham acesso a um catálogo personalizado de conteúdo gravado e também transmissões ao vivo. Essa é a nova realidade do mercado.

E quando um provedor de internet local passa a oferecer esse serviço por meio de pacotes diferenciados e que atendem ao perfil de seu público, ele certamente se destaca – e, na prática, é preciso criar uma série de ações de marketing e publicidade para espalhar essa novidade em sua região.

Depois de conferir todas essas dicas de marketing, quer entender mais sobre a criação de serviços complementares e diferenciados? Então saiba os detalhes de como o seu provedor de internet pode oferecer o serviço de TV por IP aos seus clientes.

Recommended Posts