O VoD provavelmente é um daqueles termos que você já viu alguma vez navegando em espaços das redes sociais, propagandas e comentários. 

Nesta postagem, veremos o seu significado, a diferença entre streaming e on demand, e porque ele é importante para as empresas.

Existem hoje, diferentes tipos de modelos de que você pode escolher. Mas, para isso, é necessário que você saiba como implementá-lo.

O que significa VoD?

O significado de VoD, pertence à sigla que é “Vídeo sob Demanda” (Video on Demand). Significa que esses vídeos estarão online e acessíveis conforme a conveniência de quem assiste. 

Esses vídeos, são disponíveis para assinantes ou membros logados. O conteúdo permanece online e, em muitos casos, são criadas bibliotecas bastante extensas.

Os serviços de VoD surgiram ainda nos anos 90. E, desde então, com a abertura na banda larga, os serviços passaram a se tornar de qualidade mais aceitável.

Com a chegada do ADSL, a largura de banda de dados puderam ser enviados para cerca de 100kbps para 2 Mbps, tornando possível colocar em prática todos os serviços de VoD. 

O serviço de download do VoD é bastante prático para locais equipados com modems a cabo ou para conexões de DSL

Por exemplo, a Netflix e o Hulu são empresas grandes que se estabeleceram em torno de vídeos sob demanda, e agora um número crescente está fazendo disso sua rede de atuação. 

Quais são os tipos diferentes de modelos de VoD

Há vários modelos de vídeo sob demanda que você pode escolher para melhor atender aos seus critérios. Esses são:

SVoD ou VoD de assinatura

Pelo contrato de assinatura, o usuário pode acessar todo o conteúdo do vídeo, e até assistir quantas horas de vídeo desejar.

TVoD ou VoD transacional

É um modelo de serviços de vídeo sob demanda que funciona ao contrário do anterior, do SVoD. Porque nele você paga com base na quantidade de conteúdo que assiste.

É como se fosse uma versão digital do Blockbuster, onde você pode comprar filmes ou séries específicos, como na Amazon, por exemplo.

AVoD

Trata-se de um modelo gratuito onde as empresas criam conteúdo de vídeo para qualquer pessoa que estiver online.

Muitas vezes, esse modelo faz parte de suas campanhas de marketing, em funil de vendas, com o fim de transformar seus usuários para obter receita.

Por que o VoD é importante para as empresas?

O vídeo sob demanda é uma ótima estratégia por vários motivos. Em primeiro lugar, tem-se a acessibilidade imediata e a demanda constante do conteúdo, que é altamente valiosa para os consumidores de hoje em dia.

Imagine em quantas pessoas você conhece que pagam Netflix, Hulu, Amazon Prime ou YouTube? Na verdade, há uma demanda por esse tipo de conteúdo acessível.

Assim, os modelos VoD também apresentam ótimas formas de ganhar com o conteúdo de vídeo, ao invés de apenas oferecê-lo como um complemento de marketing. Além disso, o VoD oferece outra maneira de se conectar com seu público-alvo. 

Atualmente, a geração de filmes independentes começa a se aventurar em regiões onde antes não havia popularidade do streaming.

Com a indústria de entretenimento e audiovisual bastante saturada com filmes de grande sucesso, é importante que se crie novas possibilidades para plataformas alternativas de distribuição de vídeo sob demanda.

Com o mercado crescendo a cada ano, e mais países estão ingressando no consumo, o acesso à Internet termina popularizando a maioria dos dispositivos streaming. 

Hoje, à medida que as novas tecnologias como a IPTV continuam a se desenvolver, os consumidores também vem se interessando pelos modos não tradicionais de consumo de conteúdo — o que culminou na chegada do próprio VoD.

Com o sistema VoD, é possível transmitir conteúdo por meio de um decodificador normal ou por dispositivos remotos, tal como PCs, tablets e smartphones.

Atualmente, a maioria dos fornecedores por cabo e companhias telefônicas oferecem o serviço de streaming VoD, na qual o usuário seleciona o que ele deseja ver para ser reproduzido imediatamente ou até baixado.

Entre os sistemas baseados na Internet que oferecem acesso a pacotes de conteúdo, em vez de filmes e programas individuais, os mais comuns são o Netflix, Hulu, PlayPlus, HBO Go, Globo Play e Telecine Play. Já, o YouTube, também sistema VoD, utiliza outro modelo, que é financiado por publicidade.

Esses sistemas armazenam e transmitem conteúdo a partir de unidades de disco e usam buffer de memória para que o usuário possa avançar ou retroceder sua programação.

Porém, em razão dessas tecnologias, as empresas de TV a cabo passaram a criar aplicativos como tentativas de competir com os serviços de vídeo sob demanda.

Afinal, qual é a diferença entre Pay-Per-View e Video-on-Demand?

Primeiramente, o Pay-Per-View (PPV), quando adicionado a um pacote, o usuário consegue assistir a programas pagos. 

Ele paga apenas quando compra um programa específico, conforme o uso. Em geral, esses programas PPV apresentam eventos esportivos como artes marciais mistas, futebol, etc, porque são programas ao vivo.

E o VoD, On-Demand, permite que o usuário assista ao filme ou conteúdo de TV selecionado sempre que desejar, de acordo com sua programação. Ali, o usuário pode pausar, reproduzir, avançar, retroceder e assistir novamente o seu programa favorito. 

E o streaming? Bom, na verdade, o streaming está relacionado com a transferência de dados e o envio de informações de seus servidores para seus clientes/usuários. Em outras palavras, a maioria dos conteúdos que você consome online é streaming. 

Simples, não é verdade? O sistema VoD cobra mensalidade e seus canais oferecem centenas de shows gratuitos, filmes disponíveis, além de uma vasta biblioteca. Assim, Pay-Per-View, streaming e On-Demand são realmente conceitos diferentes.

Então, você está pronto para dar o salto e incorporar um modelo de VoD para sua empresa? Continue lendo os artigos da OléTV sobre conteúdo e tecnologia e deixe um comentário! 

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