provedor de internet

Sair à frente da concorrência, ter mais clientes e maior rentabilidade. Esse é o caminho para aumentar a competitividade do seu provedor de internet. Mas ninguém possui uma receita pronta para que tudo isso aconteça, o que é compreensível. Cada negócio tem suas particularidades, mas existem pontos comuns.

Se você quer prosperar no mercado, precisa se atentar a aspectos internos, como gestão de equipe, treinamentos e qualificação. No entanto, não pode se esquecer de fatores externos, como serviços inovadores, diferenciais e promoções para a clientela.

Ainda está perdido? Veja algumas dicas para aumentar a competitividade do seu ISP!

Aumente as vendas do seu provedor de internet

Para aumentar a competitividade do seu provedor de internet, você precisa vender. Ter mais clientes. Aumentar o faturamento. Para este fim, você precisa de estratégias eficientes. Elas envolvem tanto o atendimento quanto à capacidade das equipes e o alinhamento interno.

Para aumentar as vendas do seu provedor de internet, você precisa:

  • Criar estratégias de marketing eficientes: o marketing digital é um grande aliado de qualquer negócio, mas precisa ser bem feito para trazer bons resultados. Suas campanhas devem ter um objetivo específico e uma persona (simulação de cliente ideal) definida. Com isso, é possível traçar boas estratégias para aumentar as vendas, desde que se utilize os canais corretos.

  • Motivar a equipe: sempre tocamos no ponto da motivação dos profissionais, e ele é fundamental mesmo. Para aumentar as vendas, é preciso ter uma equipe engajada, que se sente parte do negócio. Trabalhe a motivação dos seus colaboradores, adotando boas estratégias de gestão de pessoas. 

  • Ter um setor de relacionamento com o cliente: significa otimizar o trabalho das equipes de venda, suporte técnico básico e atendimento financeiro, unindo todos em um setor. Isso evita burocracias e agiliza o atendimento ao cliente, ao mesmo tempo em que promove a integração dos profissionais.

  • Treinar periodicamente a equipe de vendas: a capacitação melhora o desempenho dos profissionais, contribuindo para aumentar as vendas no provedor de internet. Para não deixar o cliente com atendimento deficiente, crie pequenos grupos. No treinamento, explore simulações reais.

Invista em diferenciais para aumentar a competitividade

Um provedor de internet com diferenciais no mercado já está no caminho para aumentar a competitividade. Eles podem se referir aos serviços, mas também à forma de gestão. Adotar tecnologia de ponta a ponta, oferecer suporte e cobertura de forma eficiente e serviços de alto valor são grandes diferenciais.

Tecnologia de ponta a ponta

Desde a hora da prospecção do cliente até o suporte constante a ele, seu ISP pode adotar ferramentas tecnológicas para otimizar tudo. O atendimento tecnológico de ponta a ponta chama a atenção dos clientes por ser mais ágil e eficaz. 

Evite ter uma central de atendimento engessada e burocrático. Ao invés disso, facilite a comunicação com o cliente por meio de inúmeros canais. É possível utilizar inteligência artificial e chatbots nas redes sociais. Se o problema do cliente for básico, ele será solucionado ali mesmo, sem ocupar um profissional.

A tecnologia deve ser central, obviamente, na prestação do serviço. Se você quer aumentar a competitividade, oferecer uma internet estável e de boa velocidade é o padrão. Mas isso não é comum em regiões mais afastadas, por exemplo. Considerando este cenário, em que existe uma lacuna a ser atendida, você pode atuar com tecnologia para suprir a demanda.

Como existem diversas opções de conexão, verifique o que seu provedor pode oferecer. Serviço a cabo, via rádio ou fibra óptica? Se pensar na qualidade da conexão, fibra óptica. Mas ela chegará em cidades do interior e na zona rural? Possivelmente não.

A ideia aqui é utilizar o máximo de tecnologia disponível para a situação em que se encontra, viabilizando o serviço ao cliente.

Suporte e cobertura

Outro diferencial que pode aumentar a competitividade do seu provedor de internet diz respeito ao suporte e cobertura. Parece óbvio, mas não é tão simples. 

Imagine que você ligou para sua operadora de celular e esperou 15 minutos para ser atendido. Tentou fazer a solicitação pelo app e nada. O site não é nada amigável. Em pouco tempo e com esse aborrecimento, basta uma oferta ligeiramente interessante para que você troque de operadora.

Seus clientes pensam da mesma forma, pode ter certeza disso. Você precisa oferecer um suporte técnico eficaz e ágil, porque isso é um diferencial. Quando se fala de internet, então, ficar sem conexão pode ser um caos. Um profissional liberal, que trabalha por hora, perderia muito dinheiro com um dia desconectado.

Por isso, sua empresa deve estar preparada para oferecer um suporte que identifica e resolve problemas rapidamente. Para tanto, seus profissionais do setor de relacionamento e de suporte devem ser qualificados.

Além do suporte, já mencionamos anteriormente a importância de oferecer cobertura a várias regiões. Se você é uma empresa capaz de fornecer serviços em mais cidades, ótimo. Negócios que possuem filiais certamente considerarão seu provedor como fornecedor.

Serviços de alto valor para o cliente

Por fim, é impossível falar de competitividade sem mencionar o valor que você oferece aos clientes. Serviços de alto valor são a chave para diferenciar você da concorrência, o que possibilita maior prospecção

No primeiro aspecto, você precisa oferecer serviços atraentes, que vão além de uma conexão de qualidade. São os chamados serviços de valor adicionado, como TV por IP e OTT, vídeo sob demanda (VoD) e outras tecnologias mais recentes.

Esses produtos são diferenciados por oferecer autonomia ao usuário, possibilitando assistir a conteúdos no lugar e na hora desejada. Sem uma programação definida, o telespectador assiste ao que desejar. Em alguns casos, como no VoD, você precisará de uma empresa parceira para ofertar o serviço, mas vale muito a pena.

O outro aspecto é pensar em uma variedade de planos. Com bons serviços de valor, como o que citamos, e internet de boa qualidade, você pode ofertar combos. Mas pense que cada usuário tem uma necessidade específica. Monte bons planos que podem abranger o maior número de clientes.

 

Boas práticas acerca de vendas e diferenciais podem aumentar a competitividade do seu provedor de internet. Com mais clientes cartela, seu faturamento cresce e aumenta a possibilidade de investimentos.

Os serviços de alto valor são muito importantes para garantir seu bom posicionamento no mercado. Em alguns casos, é preciso contar com auxílio de outra empresa. Conheça uma plataforma parceira para agregar mais valor aos seus serviços!

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