Se você é proprietário de um provedor de internet, deve estar sempre atento às novidades do mercado, para inovar os seus serviços. Conhecer sobre a tecnologia OTT é um exemplo de ação a ser desenvolvida.

Com a OTT você poderá distribuir conteúdos em vídeo para os assinantes do seu serviço. Isso sem que seja necessário a interferência de prestadores de telecomunicações, TV a cabo ou IPTV, por exemplo.

Por ser uma novidade relativamente recente no mercado, ainda há muitas dúvidas sobre o assunto. Por isso, desenvolvemos este artigo com tudo o que você precisa saber sobre a OTT. Siga a leitura e confira!

O que é OTT?

OTT é uma sigla para “Over The Top”. Como explicamos, trata-se de um serviço de distribuição de conteúdos pela internet. Embora seja muito utilizado para se referir a materiais em vídeo, como filmes e séries, a tecnologia é a mesma que serve para transmissões online, como quando fazemos uma chamada de vídeo pelo WhatsApp, por exemplo.

Em 2018, foi feito um estudo pela MarketsandMarkets, que projetou uma movimentação de cerca de US$ 62 bilhões nesse mercado, em todo o mundo, no ano de 2020. No entanto, embora ainda não se tenha números reais, a estimativa é que esse valor seja ainda maior.

Isso porque passamos pela pandemia de coronavírus, que fez com que muitas pessoas ficassem mais em casa. A demanda por serviços de OTT, para trabalho, lazer ou estudos cresceu de forma exponencial e movimentou demais o mercado, superando qualquer expectativa.

De onde surgiu a OTT?

Estudos para viabilizar o OTT são feitos há muitos anos. No entanto, a tecnologia ganhou força quando uma locadora de filmes, que entregava fitas VHS e DVDs por delivery, resolveu inovar e lançar uma plataforma de vídeos. A ideia era que os usuários pudessem assistir aos conteúdos na hora que quisessem, via internet, sem precisar de uma mídia intermediária.

Essa locadora é a Netflix, hoje o aplicativo de streaming mais popular do mercado. Depois que esse modelo de negócio foi visto como sucesso, começaram a surgir concorrentes. É o caso da Amazon Prime, do Globoplay, entre outros.

Além da exibição de filmes e séries, as plataformas de OTT também passaram a ser utilizadas para streamings de música, como o Spotify. Outra área que tem crescido muito são as videoaulas, adotadas por escolas e faculdades que oferecem cursos a distância.

Qual a relação entre OTT e a transformação do mercado de vídeos?

A tecnologia OTT causou uma verdadeira revolução no mercado de vídeos. Antes dele se popularizar, as pessoas precisavam adaptar os seus horários para acompanhar os filmes, séries, novelas e programas, no horário em que eles estivessem passando na TV.

Se alguém perdesse o capítulo de uma novela que acompanha, por exemplo, não tinha como assistir em outro horário. Com a OTT isso mudou! Agora, alguns conteúdos ainda são exibidos na TV aberta ou fechada como principal janela, mas pouco tempo depois são disponibilizados em aplicativos de streaming.

Também é crescente a produção de conteúdo exclusivo para OTT. A precursora nessa área também foi a Netflix que, em 2013, passou a produzir séries originais. Antes disso, o app apenas disponibilizava no catálogo, conteúdos que antes eram feitos para a TV.

Quais são os formatos de OTT?

Comentamos anteriormente que a OTT não é uma tecnologia exclusiva para vídeos. Ela também é utilizada para qualquer tipo de transmissão de conteúdos diretamente pela internet, sem que seja utilizado uma mídia para intermédio.

Os conteúdos OTT são transmitidos via streaming. Isso quer dizer que você não precisa usar um CD, um DVD, um pen-drive ou qualquer tipo de mídia para armazenar os conteúdos. Eles ficam armazenados em uma nuvem.

Áudio, vídeo, conversas, textos, entre diversos outros formatos podem ser transmitidos via OTT. Esse é um excelente mercado para provedores de internet investirem e atraírem mais clientela.

Falando em formatos de OTT, existem ainda duas classificações para os conteúdos: live e VOD. A primeira delas é utilizada para nomear os conteúdos que são transmitidos ao vivo, como entrevistas, shows de artistas, eventos esportivos etc.

Já o Video On Demanda (VOD) são conteúdos gravados e disponibilizados para assistir quando quiser, como é o caso dos filmes e séries.

Qual é a melhor plataforma OTT do mercado?

Até bem pouco tempo atrás era praticamente impossível de um provedor de internet poder investir em OTT e oferecer esse tipo de conteúdo aos seus clientes. Afinal, usar a tecnologia era muito caro, bem como negociar títulos com as produtoras, para ter filmes, séries e outros vídeos para disponibilizar aos usuários.

Atualmente a realidade é outra e já existe a possibilidade de os provedores de internet terem esse serviço incluso. Para isso, basta ter parceiros estratégicos, como a Olé TV.

Além da transmissão de TV por assinatura via internet, no formato de lives, ou seja, com a programação ao vivo das emissoras, também contamos com uma plataforma VOD, com conteúdos incríveis para toda a família.

A Olé TV é conhecida como a Netflix dos provedores. Isso porque instalamos um servidor de distribuição de conteúdo dentro da sua base. Por meio de uma conexão de dados entre o sistema de hospedagem e o head end local, os seus clientes têm acesso aos nossos conteúdos.

Gostou dessa ideia? Que tal investir em uma plataforma OTT para o seu provedor? Temos a certeza de que esse será um grande chamariz para novos assinantes.

Saiba mais em nosso artigo que explica como implantar TV e VOD no seu provedor de internet!

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