dicas para aumentar lucros do provedor de internet

Se você é proprietário de um provedor de internet, sabe que a concorrência vem aumentando, não é mesmo? Afinal, os tempos estão cada vez mais digitais.

No entanto, mesmo com tantos provedores no mercado, é perfeitamente possível você aumentar os lucros sem perder a qualidade dos serviços oferecidos.

Neste artigo, falaremos sobre 5 estratégias práticas. Acompanhe!

1. Estude e entenda o seu público-alvo

Essa dica pode soar um tanto clichê, mas responda com sinceridade:

  • Você conhece realmente o perfil dos seus clientes? Idade, faixa social, escolaridade, profissão, onde moram?

  • Já fez alguma pesquisa com eles para colher dados e informações sobre interesses, comportamentos, necessidades, o que costumam consumir na internet (entretenimento, estudos, trabalho…), etc?

  • Conhece a linguagem deles e como preferem ser abordados? Eles gostam de falar ao telefone? Preferem se comunicar por WhastApp ou WhatsDock? Por e-mail?

Se você respondeu “não sei” a pelo menos uma dessas perguntas, então está na hora de parar e entender para quem você vende.

Mas como isso aumenta os lucros?

Simples: conhecer o seus clientes te ajuda a direcionar os seus esforços de marketing e vendas para tipos específicos de perfis.

Além de aumentar as chances de vender mais, você também elimina desperdícios de verbas de publicidade que são direcionadas a um público errado, o que no final aumenta os lucros do seu provedor de internet.

2. Aprimore suas técnicas de venda

Conhecer o perfil dos seus clientes é um ponto de partida para você aprimorar suas técnicas de venda de provedor de internet.

Mas existe uma base para que todas as técnicas que você colocar em prática tenham retorno: a construção de um relacionamento.

Empresas que entenderam isso vêm se destacando e aumentando seus lucros.

Mas o que isso quer dizer?

Quer dizer servir. Ouvir, entender, ajudar, orientar – mesmo que a venda não seja fechada no momento.

Comece respondendo: em que a sua empresa de provedor de internet pode servir as pessoas? Se pararmos para pensar nisso, vem muitas resposta:

  • Se os seus clientes são homens de negócios, o seu provedor de internet é fundamental para o crescimento de suas empresas.

  • O seu provedor de internet encurta distância entre pais e filhos.

  • A internet ajuda aquela mãe de família a criar o seu negócio próprio e a vender pelas redes sociais.

  • Ele também ajuda na formação intelectual e profissional das pessoas.

  • Ele ajuda seus clientes a terem liberdade de escolherem seus entretenimentos nas diferentes mídias e serviços digitais.

Por isso, não foque apenas em técnicas de venda direta. Construa um relacionamento nas redes sociais para que os seus clientes se sintam à vontade para interagir, tirar dúvidas, solucionar problemas, etc.

A ideia é gerar conteúdo de modo que seus clientes entendam que precisam da sua solução. Seja consistente e persistente, criando autoridade no mercado.

Dessa forma, quando o potencial cliente estiver pronto para comprar, ele certamente se lembrará da sua empresa de provedor de internet.

Saiba mais: Como é o comportamento do consumidor na internet?

3. Não invista em equipamentos desnecessários

Com a base bem construída – conhecer o perfil do seu cliente e construir conexão com ele – vamos a uma dica mais técnica.

Será que o seu provedor de internet realmente necessita de todos os equipamentos que você adquiriu? Será que você não está montando uma estrutura de grande porte estando em um empreendimento de médio porte?

Cuidado para não ser induzido por técnicos ou consultores que querem te vender equipamentos caros e que não terão utilidade no momento atual do seu negócio. Isso também mexe com o seu lucro.

Por isso, pesquise sempre a melhor opção custo-benefício para o seu empreendimento. Se você oferece serviço de TV por IP, por exemplo, lembre-se que algumas plataformas fornecem equipamentos gratuitamente.

Também fique atento na hora de comprar OLTs – compre apenas a quantidade necessária de acordo com a sua demanda de vendas. Do mesmo modo, não faz sentido comprar um cabo de 72 vias se você pode investir em um de 12 que atenderá perfeitamente.

Por isso, não deixe de se planejar para o futuro, mas sem perder o foco em sua realidade atual. O crescimento do seu provedor de internet precisa ser consistente e sustentável.

4. Invista no pós-vendas do seu provedor de internet

O pós-vendas é essencial para a fidelização dos seus clientes e está diretamente relacionado ao aumento dos lucros.

Não adianta você ter o melhor custo-benefício da região em termos de preço e qualidade do serviço se ao menor problema o seu cliente ficar desassistido ou ter acesso a um suporte demorado e burocrático.

Isso pode gerar uma bola de neve de consequências negativas:

  • Insatisfeito, o cliente vai reclamar nas redes sociais (e em outros lugares);

  • Outras pessoas igualmente insatisfeitas também farão comentários negativos;

  • Tudo isso pode gerar o cancelamento dos serviços e uma crise de imagem em sua empresa.

Por isso, foque em um pós-vendas eficiente para aumentar os lucros do seu provedor de internet. Cliente satisfeito vira um advogado da marca, defendendo-a e trazendo outros clientes a você.

A dica é focar no pós-vendas em várias frentes:

  • Suporte qualificado;

  • Atendimento ao cliente em todos os canais;

  • Ações promocionais e de marketing para fidelização de clientes;

  • Treinamento constante da equipe.

Leia também: 6 erros que impedem o seu provedor de internet de crescer.

5. Aposte na inovação e ofereça TV por IP aos seus clientes

Quando você surpreende o seu cliente entregando serviços extras e de interesse dele, aumentam as chances de você lucrar mais. E o serviço de TV por IP é um bom exemplo disso.

Você já pensou em oferecer além do provedor de internet, um serviço no qual seus clientes podem assistir a diversos canais de TV e uma infinidade de filmes utilizando a banda larga que você já oferece?

Pois é isso o que a tecnologia da TV por IP pode proporcionar ao seus clientes.

Dentro da TV por IP existe uma modalidade chamada VOD (Vídeo Sob Demanda), que é um tipo de serviço por assinatura que entrega conteúdos de vídeo a assinantes. Eles passam a ter acesso a qualquer filme da biblioteca de mídia de um servidor VOD e TV.

Com toda essa tecnologia, o seu provedor de internet aumenta consideravelmente os lucros ao poder oferecer um serviço completo de internet, telefone e TV.

Gostou da ideia? Então confira aqui como o seu provedor pode ofertar TV para sua base de assinantes.

Recommended Posts