Um dos motivos que explicam a diminuição ou estabilização dos lucros de um ISP é a falta de diversificação de serviços oferecidos aos clientes. Por isso, neste artigo vamos explicar como o VOD pode resolver essa questão.
Mas aí você pode se perguntar: “Isso também serve para o meu provedor, que atende de forma local uma pequena região?“.
É claro que sim! Foi-se o tempo em que os provedores locais ofereciam apenas pacotes básicos de internet, tendo, portanto, apenas uma forma recorrente de lucro.
Com o avanço das tecnologias e o novo comportamento de consumo de conteúdos pela internet, é possível diversificar os serviços oferecidos aos clientes, tornando a experiência de uso da própria conexão que você vende ainda melhor.
Então, vamos entender como a tecnologia VOD pode resolver essa questão!
O que é VOD?
VOD é a sigla de Video on Demand, traduzida como “Vídeo sob Demanda”. É uma tecnologia muito presente na rotina atual, já que trata-se do acesso de conteúdos em vídeo disponíveis pela internet e que não necessitam de downloads para serem assistidos.
Pensou em Netflix, Amazon Prime ou GloboPlay? Pois é isso mesmo. Essas plataformas trabalham com um modelo de negócios em VOD, já que eles disponibilizam um catálogo de vídeos para serem assistidos de forma on-line em troca do pagamento de uma assinatura.
Mas se já existem essas empresas, porque um ISP deve oferecer VOD aos seus clientes?
Bom, em primeiro lugar, se existem várias empresas com esse serviço, é porque existe uma demanda, certo?
E para que os seus clientes tenham mais comodidade ao reunir em uma só empresa, internet de qualidade e acesso a conteúdos em vídeo sob demanda. Além disso, o seu ISP pode montar o catálogo de vídeos de acordo com a preferência de seus próprios clientes, aumentando a experiência de consumo – e o seu lucro, é claro.
Mas voltando aos termos técnicos do VOD, existem diferentes modelos que o seu ISP pode escolher e oferecer aos clientes:
-
SVOD: é o VOD de assinatura, no qual o cliente acessa todo o conteúdo disponibilizado quando quiser mediante o pagamento de uma assinatura.
-
TVOD: é o chamado VOD Transacional, que é o modelo de serviço que o cliente paga apenas pela quantidade de conteúdo que consome (como se fosse uma “locadora de vídeo”). É também conhecido como serviço de pay-per-view.
-
AVOD: este é um modelo gratuito de serviço as empresas utilizam como estratégias para atrair os clientes ao criarem conteúdos de vídeo gratuitos para serem assistidos online.
Leia também: Assistir TV e filmes na internet: a programação ao vivo do Live Streaming.
Por que a tecnologia VOD aumenta o lucro do seu ISP?
Em primeiro lugar, o mercado de VOD está crescendo pelo mundo e também aqui no Brasil.
De acordo com um estudo da Agência Nacional de Cinema (Ancine), estima-se que o serviço de VOD por assinatura, por exemplo, seja consumido por mais de 380 milhões de usuários no mundo em 2021 – e a estimativa é que chegue aos 140 milhões em 2022.
Além disso, em 2017, mais de 40% do consumo total de conteúdo em vídeo do Brasil foi feito por meio de VOD.
Tudo isso é explicado pelo comportamento do consumidor, que cada vez mais tem se voltado ao ambiente online para consumir conteúdo.
E se tem mais gente consumindo conteúdo online, isso significa mais gente disponível a pagar por esse tipo de serviço – e é aí que entra o seu ISP.
Oferecer conteúdo sob demanda a seus clientes aumenta o seu lucro recorrente ao montar diversos planos personalizados que atendem a todos os perfis de clientes. Essa é uma excelente maneira do seu provedor se destacar entre seus concorrentes.
Além disso, a contratação é bem simples e desburocratizada, pois os seus clientes já consomem os seus planos de internet. O VOD, nesse caso, é um upgrade, permitindo que seus clientes tenham acesso a um catálogo de vídeos em uma mesma assinatura, facilitando a vida deles.
Como a parceria com a OléTV pode fazer seu ISP lucrar mais
Depois de ler até aqui, talvez você esteja se perguntando: “Mas para que eu tenha lucro com VOD, antes precisarei investir uma alta quantia para adquirir toda a infraestrutura, certa?“.
Não! É aqui que entra a parceria entre o seu ISP e nós aqui da OléTV. O nosso serviço de VOD, que está dentro do serviço chamado Live e Streaming, pode ser disponibilizado ao seu provedor para que você utilize a nossa infraestrutura.
No serviço OléTV Live e Streaming, os seus clientes têm acesso a todos conteúdo gravado disponibilizado na plataforma, além de opções avançadas – como a “ver do início” (start over, time shifting) e a possibilidade de gravar os conteúdos (catch-up). Eles também podem assistir aos vídeos em diferentes telas, como tablets, smartphones, computadores, SmarTVs e televisores convencionais (nesse caso, é preciso adquirir um conversor).
Mas voltando ao assunto da infraestrutura, a nossa parceria possibilita que você utilize o nosso Head End que já está pronto e operando com softwares próprios (DRM, Encoder, Middleware + ERP, Play Out, EPG, Player, Louncher) – ou seja, não há intermediários nessa parceria.
Na prática, portanto, o seu ISP tende a lucrar muito mais, já que não precisará investir nessa parte técnica.
Além disso, a OléTV está localizada atualmente em 18 Estados, possuindo um modelo operacional testado e aprovado em mais de 100 provedores pelo Brasil. O nosso sistema capta, ainda, canais de TV locais em mais de 450 cidades, proporcionando uma experiência ainda mais completa nos serviços de TV por IP e OTT.
E então? Quer fazer parte de um mercado lucrativo e destacar o seu ISP do mercado? Quer aumentar a satisfação dos seus clientes e ser líder na região? Pois então passe a oferecer VOD aos seus clientes.
Aliás, saiba que também é possível oferecer ainda mais opções de serviços, graças a tecnologia da TV por IP e OTT.
Então vamos nos aprofundar neste assunto entendendo como seu provedor de internet + OléTV LivePlay pode ser uma combinação lucrativa!.